Capital e as cidades de Presidente Figueiredo, Iranduba e Manacapuru consumiram 1.731,91 MW, o maior valor do ano e muito próximo do recorde histórico, registrado em outubro de 2023.
Em meio a uma nova onda de calor, Manaus e municípios da Região Metropolitana bateram o recorde do ano de consumo de energia elétrica na última terça-feira (20), segundo dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) divulgados em nota pela concessionária de distribuição Amazonas Energia S/A nas redes socais, divulgados nesta sexta-feira (23).
De acordo com a empresa, a capital e as cidades de Presidente Figueiredo, Iranduba e Manacapuru consumiram 1.731,91 MW, valor muito próximo do recorde histórico, registrado em outubro de 2023.
A concessionária, contudo, descarta risco de apagão em razão da alta demanda. Segundo a empresa, o ONS “já está tomando medidas necessárias, como 0 acionamento de usinas termoelétricas, para garantir o fornecimento através do Sistema Interligado Nacional (SIN)”.
Na nota, a Amazonas Energia reforça aos consumidores “que utilizem a energia elétrica de forma consciente, principalmente, entre os períodos de 13h30 e 15h30 e das 19h30 às 22h30”.
No comunicado a empresa afirma que “o intenso calor, a seca dos rios e as queimadas acabam contribuindo para uma sensação térmica acima das médias registradas”, o que leva a um consumo maior de energia para amenizar as altas temperaturas.
Na terça-feira, o Norte do Brasil bateu recorde histórico de consumo de energia. Dados do boletim da operação do ONS, mostram que ο consumo médio de energia da região bateu 8.322 MW (megawatts) médios na terça, superando os 8.274 MW médios de 8 de agosto de 2023, o recorde anterior.