
O Governo do Amazonas e a Prefeitura de Manaus divulgaram a agenda de eventos para comemoração da chegada de 2025.
Ao todo serão quatro locais com programação cultural: Largo São Sebastião, Orla do Amarelinho (Educandos), Parque Gigantes da Floresta (Novo Aleixo) e Praia da Ponta Negra.
Programação do Governo do Amazonas
A segunda edição do Réveillon do Largo São Sebastião, no Centro Histórico de Manaus, promete reunir famílias e turistas em uma celebração gratuita na próxima terça-feira (31).
Promovido pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC/AM), o evento contará com 12 horas de programação cultural e queima de fogos com duração de 10 minutos.
As atividades começam às 17h da terça, com apresentações infantis de dança, teatro e música no palco alternativo, próximo à árvore de Natal.
A partir das 20h, a rua José Clemente, ao lado do Teatro Amazonas será tomada por shows de bandas e artistas amazonenses, que apresentarão estilos variados, como samba, boi-bumbá e forró.
Destaque para a apresentação das toadas dos bois Caprichoso e Garantido, marcada para as 23h, antes da contagem regressiva e queima de fogos.
“É um momento muito especial com famílias que prestigiam artistas da nossa região. Vamos mobilizar um grande aparato técnico, operacional e de segurança para receber o público”, afirmou o titular da SEC/AM, Candido Jeremias.
Para garantir a acessibilidade, um espaço exclusivo será montado próximo ao palco principal para Pessoas com Deficiência (PCDs).
Além disso, a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) estará disponível para atendimento em casos de violação de direitos humanos e orientação sobre a permanência de crianças no evento, em conformidade com as normas do Juizado da Infância e Juventude.
O evento também contará com uma Feira de Economia Criativa e um espaço gastronômico com 16 barracas, localizado na rua Costa Azevedo, além dos bares e comerciantes que já atuam na área.
“O público vai ter opção de levar a sua bebida, a sua ceia, e quem não conseguir levar, também vai ter um espaço de gastronomia”, destacou.
Segundo Jeremias, o evento mobiliza uma grande operação de segurança e logística para receber o público, que será reforçada por meio de nove pontos de acesso ao Largo São Sebastião, onde haverá revista com detectores de metal, sendo elas:
- na rua 10 de julho com rua Ferreira Pena;
- na rua 10 de julho com rua D. Libânia;
- na avenida Eduardo Ribeiro com rua Monsenhor Coutinho;
- na avenida Eduardo Ribeiro com rua 24 de Maio;
- na rua Tapajós com rua Monsenhor Coutinho;
- na rua Marçal com Rua D. Libânia;
- na rua Costa Azevedo com rua 24 de Maio;
- na rua Barroso com Rua 24 de Maio; e
- na rua José Clemente com rua Joaquim Sarmento.
Agentes de segurança, integrados ao Sistema Integrado de Coordenação, Comunicação, Comando e Controle (SICC4) acompanharão o evento em tempo real, dando a atenção necessária.
“Vamos garantir a segurança para que os cidadãos possam comparecer, brincar e festejar essa data tão importante para a população e suas famílias”, destacou Alysson Botelho, da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP/AM).
Confira a programação completa abaixo:
Palco Infantil
17h: DJ Paulo Jr – Início da diversão para as crianças
18h: Banda Flow – Performances interativas e personagens da Fantasy Mascotes
19h: Grupo Pingo Animações – Atividades lúdicas e educativas
Encerramento do palco infantil às 20h
Palco Principal (Rua José Clemente, ao lado do Teatro Amazonas)
20h: Banda Os Dry Martinis – Repertório com clássicos internacionais e nacionais
21h15: Grupo Couro Velho – Samba de raiz amazonense
22h15: Nunes Filho – O melhor do brega amazonense
23h: Espetáculo de toadas com Patrick Araújo, Prince do Boi, Carlinhos do Boi e David Assayag
23h55: Contagem regressiva para a virada
Virada do Ano
00h: Queima de fogos – 10 minutos de espetáculo visual
Madrugada Cultural
00h10: Bateria mista das oito escolas de samba do Grupo Especial de Manaus
00h30: DJs Layla Abreu e Gabe – Sets de música eletrônica com intervenções de dança
01h: Banda Marrakesh – Repertório especial de celebração
02h30: George Japa – Música regional e animação
03h45: Ricardo Mendes – Encerramento com mistura de estilos musicais
“O Réveillon do Largo é uma oportunidade de unir famílias, amigos e turistas em uma celebração que reflete a diversidade cultural de Manaus. Nosso objetivo é proporcionar uma experiência inesquecível, acessível a todos e que valorize os artistas e tradições locais”, finaliza Jeremias.
Programação da Prefeitura de Manaus
Paralelamente, a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) realizará o “Réveillon de Manaus 2025 – Encontro da Nossa Gente”, com programação simultânea em três pontos estratégicos:
- Orla do Amarelinho (Educandos);
- Parque Amazonino Mendes (Novo Aleixo);
- e Praia da Ponta Negra.
A festa começará no dia 30/12, com o réveillon para o público religioso. No dia 31/12, às 17h começará os shows nacionais e locais.
Entre as atrações confirmadas estão Pablo, Magníficos, Fernando, Marcus Salles, MC Kevin O Chris, além de mais de 30 artistas locais, como George Japa e Guto Lima.
Segundo o diretor-presidente da Manauscult, Jender Lobato, durante coletiva realizada no dia 16/12 no Complexo Armazém 15, Centro, o evento será dinâmico, com algumas atrações nacionais e locais se apresentando em mais de um palco.
“Nós preparamos um réveillon para que a gente possa trazer atrações nacionais mas sem esquecer, também, dos nossos artistas locais. Será a primeira vez que a mesma atração que vai se apresentar lá na Ponta Negra também vai fazer uma apresentação lá no Alphaville e/ou no Educandos”, revelou.
A segurança da festa será coordenada pelo Centro de Cooperação da Cidade (CCC), com policiamento ostensivo, monitoramento por drones e detectores de metal nas entradas.
Equipes médicas e de bombeiros estarão disponíveis para emergências, e vendedores ambulantes poderão atuar nos espaços, em uma medida para estimular a economia local.
“Nós não fechamos exclusividade para a venda de bebidas exatamente para privilegiar todos os ambulantes, as pessoas que fazem da virada do ano o seu ganha-pão. Então, tudo isso foi pensado para que a gente pudesse realmente democratizar cada vez mais o nosso Réveillon”, disse Lobato.
O prefeito de Manaus, David Almeida, destacou o impacto cultural e econômico do evento.
“Nos últimos anos, promovemos os maiores eventos da história de Manaus, e este Réveillon reflete nosso compromisso com a cultura e a inclusão”, afirmou.
Com programações distintas e gratuitas, tanto o Governo do Amazonas quanto a Prefeitura de Manaus preparam celebrações para a chegada de 2025, que garantem estrutura e segurança reforçada, oferecendo uma experiência agradável e acolhedora para todas as famílias do Estado.