Os dois dos principais terminais fluviais de Manaus, portos São Raimundo e Manaus Moderna, foram incluídos no Orçamento Federal de 2025 para obras de revitalização.
A confirmação foi feita nesta quarta-feira (27) pelo Ministério do Planejamento e Orçamento, que disponibiliza o valor de R$ 10.255.253, em crédito suplementar, para revitalização do Porto da Manaus Moderna.
Já para o Porto do São Raimundo foi disponibilizado o valor R$ 1.521.902 para construção de terminal fluvial.
Revitalização estratégica
O investimento previsto no orçamento atende às demandas apresentadas pelo governo do Amazonas e representantes parlamentares do estado.
Os portos enfrentam problemas de infraestrutura há anos, prejudicando o transporte de passageiros e mercadorias, essencial para a economia da região.
De acordo com o Ministério dos Transportes, o orçamento de 2025 a modernização contemplará áreas de embarque e desembarque, além de melhorias nas condições de acessibilidade e segurança.
Próximos passos
Após a aprovação do Orçamento 2025, o próximo passo será a apresentação de projetos executivos de revitalização, seguidos pela licitação das obras que devem começar no segundo semestre de 2025.
Confira a publicação no Diário Oficial da União: