Portal Você Online

Rio Open: Rafael Matos é 1º brasileiro campeão do torneio

Nicolas Barrientos e Rafael Matos carregam o troféu do Rio Open — Foto: fotojump

Na edição mais verde e amarela do Rio Open, Rafael Matos e o colombiano Nicolas Barrientos conquistaram uma vitória inédita para o Brasil contra a dupla austríaca Lucas Miedler e Alexander Erler. Os jogadores fecharam a batalha em 2 sets a 0, parciais de 6/4 e 6/3, na tarde deste domingo. É o primeiro título do país na competição, em seis finais com brasileiros.

– Jogar em casa é incrível. Jogar com toda a torcida. A energia que essa galera tem é inexplicável. Esse torneio, toda a organização, tudo. Jogamos bem, jogo tenso, sempre, mas acho que a gente se saiu bem com as emoções e conseguimos fazer o que queríamos – comemorou Rafa, campeão de duplas mistas do Australian Open 2023 ao lado de Luisa Stefani.

Matos e Barrientos fizeram uma campanha de viradas durante a competição. Nas oitavas de final, venceram o brasileiro Marcelo Melo e o holandês Matwe Middelkoop, por 2 sets a 1. Em seguida, bateram os italianos Simone Bolelli e Andrea Vavassori por 2 sets a 1, Marcelo Melo e o holandês Matwe Middelkoop por 2 sets a 1.

Advertisement

Esta foi a quinta vez que um brasileiro chegou às finais de duplas do maior torneio da América do Sul. Na edição de abertura do Rio Open, em 2014, Marcelo Melo disputou a etapa ao lado do espanhol David Marrero, mas terminou vice-campeão. Em 2019, a equipe 100% nacional, Thomaz Belucci e Rogerio Silva, o Rogerinho, também alcançou a final, mas não conseguiu o sonhado troféu.

Em 2022, foi a vez de Bruno Soares, homenageado na edição deste ano, chegar à última etapa do campeonato, com o britânico Jamie Murray. Por fim, em 2023, Marcelo Melo foi novamente à final, mas ficou com o segundo lugar, ao lado do colombiano Juan Sebastián Cabal.

Nas disputas femininas, em 2015, quando o torneio contava com a participação de mulheres, Bia Haddad e Teliana Pereira chegaram às semifinais de duplas, mas foram eliminadas por Ysaline Bonaventure e a sueca Rebecca Peterson, campeãs da edição.

Advertisement

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *