Faltou pouco para Max Verstappen tentar levar neste sábado (19) a pole position do GP dos Estados Unidos, em busca do fim de um indigesto jejum de vitórias em 2024. Mas o que poderia ser um avanço do tricampeão foi impedido pela batida de George Russell no fim da classificação, o que confirmou Lando Norris na ponta com volta de 1m32s330. Carlos Sainz foi o terceiro mais rápido.
Russell acertou em cheio a barreira na curva 19, após pisar nas zebras e atravessar a caixa de brita. Na hora, tanto Norris quanto Verstappen – separados por 0s031 estavam no meio de suas últimas voltas rápidas e tiveram que abordar as tentativas por causa da bandeira amarela.
Essa é a sexta pole position de 2024 do piloto da McLaren, que busca a liderança da temporada a cinco provas para o fim do campeonato. Por outro lado, a forma de Verstappen pareceu ter voltado com tudo na sessão. Mais rápido do Q1, ele bateu de frente com as voltas rápida de Norris no segmento intermediário e chegou perto de desbancá-lo na última etapa da classificação.
Logo atrás da dupla que protagoniza a disputa pelo título de 2024, estão os representantes da Ferrari, Carlos Sainz e Charles Leclerc, dividindo a segunda fila. Oscar Piastri, colega de Norris na McLaren, completa o top 5 largando ao lado de Russell – este, único representante da Mercedes no top 10, já que Lewis Hamilton acabou eliminado ainda no Q1.
A largada do GP dos EUA será neste domingo (19) às 16h (horário de Brasília).