Inaugurando as atividades do GP de Mônaco, que completa 80 edições em 2023, Carlos Sainz liderou o primeiro treino livre nas ruas de Monte Carlo. O piloto da Ferrari anotou 1m13s372, de médios, seguido por Fernando Alonso, da Aston Martin. Outro destaque fica pela presença de Lewis Hamilton no top 3.
Em Monte Carlo, a Mercedes inaugurou nova versão do W14 com sidepods mais largos, dando adeus ao conceito “zeropod” que marcou a temporada 2022. A octacampeã, a Ferrari e a Aston Martin trouxeram atualizações às ruas do principado.
A RBR teve Sergio Pérez como carro mais bem colocado, em quarto. Max Verstappen foi o sexto, mas se queixou de uma série de problemas no acerto ao longo da sessão – de questões com a embreagem à dirigibilidade do RB19. Quem também teve problemas, mas no aquecimento dos pneus, foi George Russell, em 15º.
O treino foi interrompido em duas ocasiões. Na primeira, Nico Hulkenberg rodou na saída do túnel e colidiu na chicane Nouvelle. A três minutos do fim, Alexander Albon gerou a segunda bandeira vermelha do dia ao bater na Sainte-Devoté; a direção de prova optou pelo fim precoce do TL1.