Portal Você Online

Alerta internacional é emitido por reinfecção do coronavírus no AM

O alerta foi emitido a partir da confirmação da Fiocruz-am ontem (12) que identificou uma nova cepa variante do SARS-CoV-2 em mulher

Cievs ajuda no controle a disseminação de doenças – Agência Brasília

O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) – que atua em situações de risco e crise na saúde pública nacional – emitiu um Alerta Epidemiológico Internacional sobre o segundo caso de reinfecção por nova cepa variante do SARS-CoV-2, identificada no Amazonas em viajantes no Japão que estiveram no estado.

O CIEVS atua em tempo real, como rede integrada de vigilância, assistência e laboratorial para identificar, monitorar e controlar situação como o atual estágio da pandemia do Covid-19 no Amazonas. Ele possui profissionais de diversas áreas e conta com uma rede de apoio nacional e internacional.

Advertisement

O alerta foi emitido a partir da confirmação da Fiocruz no Amazonas ontem, (12) que identificou uma nova cepa variante do SARS-CoV-2 em mulher, 29 anos, com sintomas leves, que foi diagnosticada primeiramente em 24/03/2020 e que em 30/12/2020, obteve o segundo resultado positivo para SARS-CoV-2, por RT-PCR (tempo em os episódios 9 meses).

A partir da investigação de sequenciamento na Fiocruz-AM, em parceria com o grupo de pesquisa da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), concluiu o sequenciamento de 172 genomas completos do SARS-CoV-2, sendo 148 do estado do Amazonas. No dia 12 de janeiro foi concluído o sequenciamento das duas amostras.

As amostram identificaram um padrão de mutações na região da proteína Spike, compatível com a variante de linhagem descrita recentemente por pesquisadores do Japão – variante encontrada naquele país, mas de origem no Amazonas.

A comunicação de Risco/Alerta para toda a Rede Cievs solicita medidas de prevenção e controle no nível local e investigação de rastreamento de potenciais contatos.

A vigilância laboratorial para reinfecção e para as cepas variantes está preparada para recebimento das amostras para confirmação, elaboração e compartilhamento para orientação de diagnóstico molecular de
variantes de SARS-CoV-2.

Em nota técnica, a CIEVS notifica que os laboratórios de referências nacionais estão preparados para recebimento de amostras para
sequencimento para reinfecção e nova cepa variante.

A CIEVS faz ainda recomendações as autoridades estaduais, municipais e do Distrito Federal para continuar a fortalecer as atividades de controle para a Covid-19.

“Inclusive ampliar o sequenciamento de rotina dos vírus SARS-CoV-2; condução de investigação de surtos e rastreamento de contatos de todo caso de Covid-19”, diz o comunicaado reforçando que dever ser feita “a
notificação imediata ao CIEVS Nacional pelo formulário de notificação (Disponível em: https://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=6742 ) possiveis casos “.

Saiba mais

Em atividade no Brasil desde 2006, o CIEVS é composto por centros de informação e gerenciamento de emergências em saúde pública em todo o território nacional.

Tem como objetivo identificar emergências epidemiológicas, fortalecer a
capacitação e a articulação nas respostas coordenadas às emergências com estratégias de nível avançado, intermediário e básico e está equipado para receber informações sobre a ocorrência de surtos e emergências epidemiológicas, tais como os demais centros instalados nos Estados Unidos, Canadá, México, Peru e Argentina.

O Centro opera ininterruptamente (24 horas/dia, 365 dias/ano) e conta com uma estrutura tecnológica que possibilita ampliar a capacidade de uso de informações estratégicas e de comunicação com outras esferas de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e outros países.

O CIEVS do Brasil gradualmente vem se tornando referência, principalmente para países da América Latina, apresentando capacidade para, futuramente, ofertar atividades de cooperação técnica internacional em países da América Latina ou África.

Leia o Alerta Epidemiológico Internacional na íntegra:


Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *