Portal Você Online

Secretários de Saúde pedem adiamento do Enem ao MEC

Prefeitura de Manaus diz que não irá liberar escolas municipais para realização do Enem. Medida visa evitar aglomerações nas unidades de ensino e a propagação da Covid-19 em meio a uma alta de casos na capital do Amazonas. 

O Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Saúde e o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) pedem ao ao ministro da Educação, Milton Ribeiro, o adiamento das provas do Enem -Exame Nacional do Ensino Médio – marcada para o próximo domingo (17).

Especialistas em saúde afirmam que não é seguro realizar a prova nos dias 17 e 24 de janeiro.

Nesta terça, a Justiça Federal de São Paulo negou pedido de adiamento feito pela Defensoria Pública da União, que já recorreu da decisão. O Amazonas https://portalvoce.com/mpf-pede-a-justica-adiamento-do-enem-no-amazonas/ por meio do Ministério Público Federal (MPF) pediu à Justiça, em caráter liminar, o adiamento da aplicação das provas do Enem no Estado, por conta da grave crise de saúde pública decorrente da pandemia de covid-19, que enfrenta aumento no número de casos registrados da doença e de óbitos.

Advertisement

Outro lado – O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), disse hoje que o órgão não trabalha com a hipótese de adiar o Enem, mas que a prova pode ser cancelada em algumas cidades caso não seja possível aplicá-la.

“Não trabalhamos com a hipótese de adiamento, o que pode haver é um cancelamento em algumas cidades. Se a gente não puder aplicar a prova, infelizmente essa cidade vai ficar fora do Enem de 2020”, explicou Lopes em entrevista à CNN Brasil.

Manaus – Questionado especificamente sobre o caso de Manaus, cidade em que a prefeitura não liberou o uso das escolas da rede municipal para aplicação da prova, ele explicou que está conversando com as autoridades locais. “Estamos conversando com a prefeitura e o governo, então não há uma definição específica em relação à cidade de Manaus, ainda existe um processo de discussão e a gente vai acompanhando isso até o dia da aplicação e vamos comunicar os participantes de qualquer decisão”, disse

Advertisement

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *