Portal Você Online

Servidores do Hemoam fazem manifestação e carta à população

Na próxima sexta-feira (1), a partir das 9h30, médicos e funcionários da FHemoam farão paralisação em frente à unidade de saúde na Avenida Constantino Nery, ao lado da Arena Amazônia, para pedir agilidade do Governo do Amazonas para inauguração do Hospital do Sangue, em construção desde 2014.

Na ocasião, os funcionários do órgão vão distribuir uma carta aos amazonense explicando a manifestação devido a falta de profissionais e a sobrecarga de trabalho para atender uma demanda crescente de atendimento.

Os trabalhadores da saúde denunciam a atual estrutura física e as dificuldades do apoio da Secretaria Estadual de Saúde para medicamentos e exames necessários para os pacientes da instituição.

Leia a carta na íntegra:

CARTA ABERTA DOS MÉDICOS HEMATOLOGISTAS DO HEMOAM À POPULAÇÃO DO AMAZONAS

Prezadas senhoras e senhores,

Existem hoje somente sete Hematologistas Clínicos e sete Hematologistas Pediátricos trabalhando no HEMOAM. Somos responsáveis pela condução dos pacientes nos ambulatórios e dos internados eme exames nossas enfermarias, além de atividades acadêmicas nas áreas de graduação e pós-graduação. Enfrentamos diariamente sobrecarga de trabalho recebendo uma população crescente de pacientes procedentes de Manaus, do interior do nosso estado e do interior do Pará.

O ambiente de trabalho é mais angustiante a cada dia, em virtude da precariedade da atual estrutura da unidade e sem o adequado apoio da Secretaria Estadual de Saúde para a aquisição de medicamentos, pareceres com especialistas de outras áreas, agendamento de exames de imagem (em especial o PET-CT) e leitos de UTI para os nossos pacientes.

Em 2014, foi iniciada a construção do Hospital do Sangue, com capacidade para 157 leitos, com enfermarias para pacientes adultos e pediátricos, ambulatórios, UTl e centro de imagens. Esta obra, uma iniciativa das gestões anteriores do HEMOAM, foi financiada com recursos federais e somente 20% com verbas do governo do Estado.

O Hospital do Sangue poderia estar funcionando há, pelo menos, dois anos e sua inauguração tem sido adiada, nesses últimos anos, por conta de entraves políticos, com grande prejuízo ao atendimento dos pacientes hoje assistidos na instituição. Esta situação provoca internações de pacientes hematológicos em outras unidades da rede, sem a devida assistência e retarda o início do tratamento de doenças graves como as Leucemias. Atualmente estamos sem previsão de inauguração e início de funcionamento da nova unidade.

Hoje nos dirigimos à população para informar que o atendimento atual, em instalações improvisadas, diminui sensivelmente as chances de recuperação dos pacientes, assim como, resulta na morte precoce daqueles que necessitam de assistência em unidades de terapia intensiva. O Ministério da Saúde já interditou o atendimento das Leucemias e Linfomas nas instalações atuais e só repassará recursos financeiros para o pagamento da assistência hospitalar, quando o atendimento for realizado no novo Hospital.

Já informamos ao Conselho Regional de Medicina do Amazonas (CRM), assim como, ao Ministério Público Estadual e estas ações visam a defender o direito da adequada assistência hematológica aos que vivem em nosso estado.

Manaus, 01 de dezembro de 2023

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *