Portal Você Online

Sinal do 5G deve chegar em Manaus nesta quinta

Anatel libera sinal também para Belém, Macapá, Porto Velho e Rio Branco. Inicialmente, todas essas cidades teriam o 5G ativado até 31 de julho, mas o prazo foi ampliado devido à escassez de equipamentos

A Anatel liberou nesta terça, 4, a faixa de 3,5 GHz nas últimas capitais que ainda não contavam com o 5G standalone.

A partir da quinta-feira (6), Claro, TIM e Vivo poderão ativar a tecnologia nas cidades de Belém, Macapá, Manaus, Porto Velho e Rio Branco, ainda que no caso da capital do Pará haja uma pequena (e pouco povoada) área específica que permanecerá com proteção por questões técnicas.

Com a decisão tomada na reunião desta terça-feira, o Grupo de Acompanhamento das Interferências (Gaispi) completou a liberação de todas as capitais dentro do prazo que, após ser estendido por duas vezes, encerraria-se no final do mês.

Advertisement

As operadoras ainda têm até o dia 28 de novembro para cumprir as obrigações do edital do 5G, mas, conforme vem acontecendo em todas as outras cidades nas quais a tecnologia já está em funcionamento, as empresas devem ultrapassar com folga essas metas. 

Nas novas capitais, a obrigação é que, somadas, as teles instalem a seguinte quantidade de estações radiobase 5G: 57 em Belém (19 ERBs para cada operadora), 18 em Macapá (seis para cada), 84 em Manaus (28 para cada), 21 em Porto Velho (sete para cada) e 15 em Rio Branco (cinco para cada).

 Continua nessas cidades a distribuição de kits gratuitos com novas parabólicas para migração da banda C para a banda Ku para beneficiários do Cadastro Único.

Os últimos municípios a receberem o sinal 5G foram Aracaju (SE), Boa Vista (RR), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Maceió (AL), São Luís (MA) e Teresina (PI), em 19 de setembro.

Advertisement

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *