
Na disputa pelo tetracampeonato, o Grêmio Recreativo Escola de Samba Mocidade Independente (Gresmi) de Aparecida, conhecida como Soberana, celebra a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), com o enredo “Lux Sapientiae – UEA, Orgulho Caboclo”. A Soberana é a quinta escola a descer a Avenida do Samba, no Sambódromo de Manaus, bairro Pedro Teixeira, zona Centro-Oeste da cidade, a partir de 01h20, do domingo (2).
O desfile da agremiação marca o início das comemorações do Jubileu de Prata da instituição de ensino que no próximo ano completa 25 anos. Nos últimos ensaios em frente à quadra da escola, situada no bairro de Aparecida, zona Centro-Sul de Manaus, a comunidade entoa fortemente o samba-enredo “o samba da mocidade vem para avenida ensinar e aprender. No samba da mocidade a UEA é a luz do saber”.
Henrique Dias, 19 anos, e Leandra Gomes, 25 anos, primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira mostram toda sincronia em passos leves e harmônicos com o pavilhão da escola.“Os ensaios são bem intensos. Nós ensaiamos todos os dias tanto para a apresentação quanto o preparo físico, treino funcional, ensaiamos na rua, na quadra, pela manhã, tarde e noite e é uma preparação intensa até chegar o dia do desfile”, disse o jovem.
Gomes ressalta que todos os ensaios foram intensificados. “Dias e dias de ensaio, academia e preparo físico. Temos uma coreografia que ensaiamos até ficar tudo perfeito para o dia do desfile”. Ela pontua ainda importância de ser uma porta-bandeira. “Ser uma porta-bandeira é muito importante porque carrego o símbolo máximo da escola. Ter respeito, reverência e regras. É o símbolo máximo e tem que ter respeito pelo pavilhão e fazer tudo com amor e ter orgulho defendê-lo”, complementou.
Flávia Nascimento, 18 anos, e Luís Miguel, 18 anos, terceiro casal de mestre-sala e porta-bandeira, também mostra toda o cortejo e gingado ao conduzir o pavilhão verde e branco da Soberana.“Carregar o pavilhão da (Gresmi de) Aparecida é um sentimento único. Ainda mais eu que sou cria da escola. Vim desde pequena. Todo o ano ver a preparação, o crescimento da escola e acompanhar as vitórias é um sentimento único todos os anos”, disse.
Já para Luís Miguel, estreante na avenida do samba como mestre-sala da Gresmi de Aparecida, disse está ansioso para o desfile. “As minhas expectativas são as melhores, ainda mais sendo mestre-sala da Aparecida, a grande campeã do Carnava. Para mim é uma honra, como estreante em uma escola tão grande. As expectativas estão grandes, estou ensaiando bastante, para realizar uma grande apresentação na avenida”, disse o jovem.
Todo casal de mestre-sala e porta-bandeira tem a figura do cerimonialista responsável por apresentar o casal aos jurados e chamar atenção para evolução durante o desfile. Hellen França exercer esse papel de cerimonialista do primeiro casal, Leandra e Henrique, há 11 anos. “O meu papel é conduzir o pavilhão, entregar ao mestre-sala e porta-bandeira, abençoá-los e pedir para que façam um bom carnaval. Ou seja, a responsabilidade total é muito grande. É um trabalho em conjunto”, disse.