Portal Você Online

‘Trabalhando a Liberdade’ beneficia 3,8 mil detentos no Amazonas

O programa Trabalhando a Liberdade, que visa à ressocialização de detentos, atende, aproximadamente, 3,8 mil reeducandos em 2024, abrangendo tanto a capital quanto o interior do estado.

Criado em 2019 pela Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), o programa busca utilizar a mão de obra carcerária em atividades de reforma e manutenção, tanto dentro quanto fora das unidades prisionais.

Sob a iniciativa, os reeducandos desempenham diversas atividades diárias, como limpeza, manutenção, conservação, pintura, hidráulica, agricultura e metalurgia, promovendo a prevenção da reincidência criminosa.

Advertisement

Um dos aspectos fundamentais do programa é uma oportunidade de remição de pena pelo trabalho.

Após uma análise criteriosa do perfil psicológico, comportamental e social dos internos, estes podem participar de projetos que garantam a redução de um dia de pena a cada três dias de trabalho.

As atividades desenvolvidas estão voltadas para a capacitação, educação e socialização da Pessoa Privada de Liberdade (PPL), proporcionando-lhes aptidões laborais que podem ser aplicadas tanto dentro quanto fora das prisões. Além das tarefas mencionadas, os reeducandos estão envolvidos em serviços agrícolas, metalúrgicos, e outros.

O principal objetivo do programa é interromper o ciclo de reincidência criminal, contribuindo assim para a redução das taxas de criminalidade e para uma sociedade mais segura e inclusiva.

Amazonas recebe Medalha do Mérito Penitenciário

O Governo do Amazonas recebe Medalha do Mérito Penitenciário, na última terça-feira (16/4), que marcou os nove anos de existência da Seap. Durante a solenidade, presidida pelo vice-governador Tadeu de Souza, foram apresentados os avanços na política de gestão dos presídios do estado.

Durante a cerimônia, o vice-governador destacou iniciativas do programa Trabalhando a Liberdade, além de apresentar dados sobre a construção e revitalização de unidades prisionais em andamento.

Destaque para a unidade de Manacapuru, com 64% de avanço nas obras, e a unidade de Maués, com 95,46% das obras concluídas.

E falou, ainda, sobre a parceria entre a Seap e a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), que resultou na conquista, em outubro de 2023, da marca de analfabetismo zero no sistema penitenciário do Amazonas, tornando-se referência nacional.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *