Na oportunidade, a 311ª reunião do colegiado, serão analisados 75 projetos industriais, com montante de investimentos e geração de empregos ainda a serem divulgados pela Sedecti.
A última reunião deste ano do Conselho de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Codam) acontecerá, no próximo dia 10 de dezembro, às 10h, na sede do Governo do Estado, com a presidência do próprio governador Wilson Lima (União Brasil).
Na oportunidade, a 311ª reunião do colegiado, serão analisados 75 projetos industriais, com montante de investimentos e geração de empregos ainda a serem divulgados pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti).
Do total de 75 propostas aprovadas pelo comitê do Codam, 16 projetos são de implantação, portanto de novas empresas que querem se instalar no Polo Industrial de Manaus.
Projetos em destaque
Os maiores destaques estão na quantidade de empresas do polo de plásticos, com cinco projetos em pauta, e o da VG da Amazônia, que vai produzir ar condicionados em Manaus.
A maioria dos projetos em pauta, 35 do total, são de projetos de diversificação as plantas industriais. São empresas que já estão instaladas no PIM, mas querem diversificar a produção e para isso pedem novos incentivos.
Destes, os projetos mais importantes foram apresentados por indústrias como a Call-Comp, que pretende instalar novas linhas para a produção de aparelhos celulares de quinta geração, e da FlexTronics da Amazônia, de produtos eletroeletrônicos, e a Tec Toy, de games e jogos eletrônicos.
Por fim, também estão em pauta 24 projetos que pedem reclassificação de incentivos ou buscam incentivos que as empresas que os apresentaram ainda não possuem.
A expectativa é de que todos estes projetos serão aprovados e formem a base do avanço da indústria amazonense no começo de 2025.
Até o momento, com os projetos aprovados até a 310ª reunião, ocorrida em outubro, o total de investimentos aprovados pelo colegiado chegou a casa dos R$ 5,5 bilhões para os próximos três anos, com a garantia de geração de 5.271 novos empregos no Polo Industrial de Manaus.