Entre os dias 3 e 6 de dezembro, ocorrerá na Fea/Usp (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo) a 26ª edição do Engema (Encontro Internacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente), com o apoio da FIA – Fundação Instituto de Administração. O evento contará com a participação da Ufam (Universidade Federal do Amazonas), que apresentará três trabalhos.
As três pesquisas autorizadas para apresentação no Engema analisam as Cadeias Produtivas Amazônicas com foco no Desenvolvimento Regional Endógeno. Os outros dois artigos científicos discutem temas como a Bioeconomia na região amazônica e a Economia Verde, q ue procura equilibrar o Crescimento Econômico, Social e a Responsabilidade Ambiental.
Os trabalhois foram aprovados na Ufam na modalidade defesa oral da professora doutora Michele Aracaty, do Departamento de Economia e Análise da Ufam (DEA/Ufam), juntamente com os coautores Alinny Gonçalves Pereira, Ana Carolina Neves Tavares, Georgia Costa Grijo da Silva e Silvio Cezar Arend.
Além de estar entre os eventos mais importantes do país, Aracaty destaca que o Engema possui um papel importante dentro da discussão que envolve a temática, que busca essa conexão no contexto internacional. A primeira edição do encontro surge em função da Rio eco 92 e desde então tem se consagrado um espaço de discussões relevantes sobre o meio ambiente.
“Tenho acompanhado o evento ao longo dos últimos anos sempre levando para a pauta as discussões sobre a Amazônia dada a relevância no âmbito da sustentabilidade. É um evento internacional que possibilita muitas parcerias futuras. Neste ano mais uma vez representaremos a Ufam e o Amazonas no evento”, destacou.
Outro destaque é o grupo da Amazônia que foi criado para receber os trabalhos da região. “Sou uma das avaliadoras e coordeno as mesas de debate. Ao longo dos anos temos recebido um volume maior de tr abalhos, o que ajuda a fortalecer a discussão”, ressaltou.
Segundo a coordenadora, o tema trata de teorias, conceitos e práticas relacionadas à sustentabilidade, inovação e desenvolvimento na Amazônia. Abrange tópicos como: empreendedorismo social, gestão e planejamento de negócios sustentáveis, gestão territorial, governança, inovação, mudanças climáticas, políticas públicas e ações institucionais, cadeias produtivas e tecnologias sustentáveis, todos focados na realidade da região Amazônica.
Sobre o evento
Em 2024, o evento completa 26 anos e acontece, novamente, em formato híbrido, com atividades presenciais e online. O tema central deste ano, “A Crise Mundial Global e a Vocação Brasileira para a Sustentabilidade”, reflete os desafios e oportunidades que o Brasil enfrenta no cenário global, destacando-se como um potencial líder na promoção de práticas sustentáveis. Durante o encontro, serão promovidos debates e a tro ca de conhecimento científico-tecnológico em torno da sustentabilidade, com contribuições de renomados especialistas do Brasil e do exterior.
O evento acadêmico é realizado anualmente para propiciar o intercâmbio e a discussão da produção científico-tecnológica desenvolvida na temática da Gestão da Sustentabilidade Ecológica e Socioeconômica, envolvendo contribuições do Brasil e do Exterior.
Por sua importância, desenvolveu uma fiel comunidade interessada na diversificada e altamente relevante temática da sustentabilidade. O evento prioriza a inclusão, oferecendo a oportunidade de participação tanto para pesquisadores experientes como para iniciantes, sejam da área acadêmica, empresarial ou pública.
Por isso conta com a participação de palestrantes de renome, pesquisadores, docentes, alunos de pós-graduação e de graduação com projetos de iniciação científica e profissionais de organizações públicas e privadas interessados em conh ecer, contribuir e discutir as tendências da gestão da sustentabilidade.
O evento faz parte do calendário de divulgação das pesquisas e os pesquisadores do Amazonas já participaram do evento em edições anteriores.