Portal Você Online

AM tem tem mutirão de reforço, 2ª e 1ª dose

Imunização acontece na sexta-feira e no sábado com 100 postos com horário de funcionamento estendido, também com aplicação da 1ª dose

O governador Wilson Lima anunciou hoje (15), um novo mutirão do Vacina Amazonas em Manaus, que será realizado na sexta-feira e no sábado (17 e 18). Dessa vez, será para intensificar a aplicação de dose de reforço – terceira dose e segunda dose de vacina contra Covid-19.

Em parceria com a Prefeitura de Manaus, o Estado terá nove pontos onde serão disponibilizados 100 postos para imunização, incluindo escolas estaduais. Quem ainda não se vacinou também pode receber uma primeira dose durante a ação.

O Sambódromo; Centro de Convenções Vasco Vasques; Policlínica João dos Santos Braga; Parque Municipal do Idoso; e as Escolas Estaduais Senador Evandro Carrera, Zilda Arns Neumann, Aristóteles Comte de Alencar e Waldocke Fricke, além da Escola Estadual de Tempo Integral Maria Rodrigues Tapajós serão alguns dos postos de atendimento.

O atendimento nos 100 postos será das 9h às 19h da sexta-feira e das 9h às 18h do sábado. Ao todo, 3 mil servidores estaduais vão atuar no mutirão Vacina Amazonas. A Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa / Manaus) também vai ofertar seis pontos estratégicos e postos de vacinação que incluem 31 unidades básicas de saúde.

“Nós temos hoje 58 municípios sem nenhuma pessoa internada com a Covid-19 e eu não tenho a menor dúvida que isso é resultado da vacinação, então é importante que as pessoas estejam imunizadas. Nós estaremos em cinco escolas com servidores do estado e também como toda essa estrutura montada em todas as zonas da cidade para receber como pessoas que estão nesses grupos para que recebam essa imunização, disse Wilson Lima.

O diretor-presidente da FVS-RCP, Cristiano Fernandes, destacou que o Sambódromo é o ponto estratégico que vai receber, exclusivamente, a modalidade drive-thru. “A estratégia é manter um espaço concentrando o atendimento para quem tiver acesso a veículos. Mas os demais espaços atendem pedestres normalmente ”, disse.

Quem pode tomar reforço

A aplicação da terceira dose de vacina contra a Covid-19 é destinada ao público que tomou uma segunda dose ou dose única há, pelo menos, seis meses. Inicialmente, será vacinada uma população que tenha 70 anos ou mais, incluindo idosos abrigados em instituições de longa permanência. O imunizante será da Pfizer.

De acordo com Cristiano Fernandes, o público inicial da dose de reforço está dentro da faixa etária mais acometida das formas graves da Covid-19. “A escolha desse público é orientação nacional do Ministério da Saúde; e considera a ampliação da resposta do sistema imunológico com doses adicionais de vacinas ”, explicou.

Para a aplicação da dose de reforço será usada a mesma carteira de vacinação em que foram obtidos a primeira e segunda doses.

Endereço das escolas no mutirão do Vacina Amazonas:

  • Escola Estadual Senador Evandro das Neves Carreira – Avenida da Felicidade, s/n, Conjunto Viver Melhor, Zona Norte
  • CETI Zilda Arns Neumann – Rua Santa Marta, s / n, Comunidade Jesus Me Deu, Colônia Terra Nova 4, Zona Norte
  • Escola Estadual Aristóteles Comte de Alencar – Av. Presidente Medici, 500, Coroado 3, Zona Leste
  • Escola Estadual Waldock Fricke de Lyra – Rua Santa Helena, S / N, bairro Tarumã – Parque São Pedro, Zona Norte
  • Escola Estadual Maria Rodrigues Tapajós – Rua Goiânia, 701, Redenção, Zona Oeste

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *