Dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Eletroeletrônicos destacam a aumento das venda de aparelhos de ar-condicionado e televisores

O crescimento na venda de produtos fabricados no Polo Industrial de Manaus (PIM) no segmento de eletroeletrônicos como aparelhos de ar- condicionado e televisores, registraram aumento de 38% e 22%, respectivamente, em 2024. O setor foi o segundo com maior faturamento no PIM, conforme dados da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).
Os números fazem parte de um balanço apresentado pela Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), entidade que reúne 21 empresas instaladas no Amazonas fabricantes de itens como aparelhos de ar-condicionado, linha branca (fogões, geladeiras e lavadoras de roupas), linha marrom (televisores), entre outros produtos.
De acordo com dados da Eletros, a quantidade de condicionadores de ar com sistema split fabricados na Zona Franca e vendidos em 2024 passou dos 5,8 milhões, enquanto em 2023, o número foi de 4,2 milhões, um aumento de 38%. No caso dos televisores, as vendas aumentaram 22%, saindo de 10,9 milhões de unidades em 2023 para 13,4 milhões no ano passado.
A produção de aparelhos de ar-condicionado do tipo janela também aumentou em um ano. Em 2023, conforme o levantamento, mais de 230 mil itens foram fabricados no distrito industrial da capital amazonense, já em 2024, o número saltou para 419 mil, um aumento de 82% na produção registrada.
“São indicadores que reforçam o modelo Zona Franca de Manaus como matriz econômica não só para o Amazonas, mas para o Brasil. No caso de televisores e ar condicionado, a produção é exclusiva do nosso Polo Industrial e os produtos comercializados têm a marca da Zona Franca. O objetivo do governo é continuar dando os incentivos fiscais às empresas, garantindo a segurança jurídica necessária”, comemou o governador do Amazonas, Wilson Lima.
Crescimento
Na última quinta-feira (20), o Conselho de Desenvolvimento do Amazonas (Codam) apresentou um panorama do Polo Industrial de Manaus (PIM). O faturamento em 2024 foi de US$ 37,5 bilhões, representando um crescimento de 6,4% em relação aos US$ 35,2 bilhões faturados no mesmo período de 2023.
Entre os setores, os bens de informática lideraram com 23,03% do faturamento total, seguidos pelo setor eletroeletrônico (18,01%), duas rodas (17,89%) e termoplástico (14,78%). Os setores metalúrgico, químico e outros representaram, respectivamente, 9,89%, 8,83% e 7,56% do total. Os dados são da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).
Os principais produtos fabricados no PIM incluem motocicletas (14,7%), televisores (11,5%), celulares (7,2%), placas e componentes eletrônicos (6,9%), garrafas e embalagens de vidro (5,9%) e aparelhos de ar-condicionado (6,1%).