Imagens mostram um dos pilares da ponte quase completamente exposto
Um vídeo que circula nas redes sociais tem gerado grande preocupação ao mostrar a erosão que afeta os pilares da Ponte Rio Negro, um dos principais acessos entre Manaus e Iranduba, no Amazonas. As imagens mostram um dos pilares da ponte quase completamente exposto, devido ao desmoronamento do solo causado primeiro pela seca severa e depois pelas fortes chuvas que atingem a região desde o início desta semana.
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb) informou que tomará as medidas necessárias para recompor a área afetada. “uma equipe da Sedurb esteve no local e, após análise técnica, concluiu que não há risco de desabamento”, informa a secretaria por meio de nota.
De acordo com a secretaria, “a erosão observada no local não interfere nas fundações das estacas da ponte”. Mesmo assim, o órgão informa, ainda, que irá providenciar a recomposição do talude.
No vídeo, o internauta que não se identifica como engenheiro ou especialista em obras, afirma, em tom de preocupação, que a estrutura “está comprometida”, o que rapidamente gerou apreensão entre os internautas que assistiram à gravação. A situação tem sido amplamente compartilhada nas redes sociais, com muitos expressando receio sobre a segurança da travessia.
As imagens têm causado apreensão entre os moradores de Manaus e Iranduba, que dependem da ponte para o tráfego diário. A erosão visível no pilar afeta diretamente a base da estrutura, o que levanta a questão de como a continuidade do problema pode comprometer a segurança da ponte.