Portal Você Online

Wilson põe bombeiros à disposição para combater queimadas no Pará

O governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), disse que ofereceu, nesta segunda-feira (6), ao governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), apoio para combater as queimadas que têm gerado a fumaceira que encobre municípios amazonenses. Lima colocou à disposição do estado vizinho brigadistas do Corpo de Bombeiros.

“Liguei para o governador do Pará colocando o estado do Amazonas à disposição para, se for o caso, enviar efetivo do Corpo de Bombeiros. Estou tentando também uma conversa com a ministra [do Meio Ambiente] Marina Silva para, se for o caso, também desmobilizar parte do que a gente tem aqui do PrevFogo (Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais) para também ajudar nessas queimadas no Estado do Pará. O Estado do Amazonas está à disposição para ajudar no que for necessário”, disse Lima, em entrevista a jornalistas nesta manhã.

Nesta segunda-feira, a capital amazonense e municípios da Região Metropolitana de Manaus amanheceram tomados pela fumaça.

De acordo com o Governo do Amazonas, a fumaça de queimadas no Pará vem para Manaus pelo Rio Amazonas. Em vídeo publicado nas redes sociais neste domingo (5), o secretário de Meio Ambiente, Eduardo Taveira, explica que ventos que se formam no oceano pressionam o ar no Sudoeste do Brasil e atingem o oeste do Pará. O fluxo de vento se expande pelo rio que se torna um corredor natural.

O estado paraense lidera o ranking de focos de incêndio, com 1.916 queimadas registradas do início de outubro até o momento, segundo dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). O Amazonas aparece em oitavo lugar, com 116 incêndios no mesmo período.

Wilson Lima disse que, no Amazonas, o período grave em relação às queimadas ocorreu no início do mês de outubro quando foram registrados cerca de 700 focos de incêndio. “Do dia 11 pra cá essa média diminuiu significativamente para 50 focos de calor por dia”, afirmou o governador. “Ontem, em todo o Estado do Amazonas, foram registrados seis incêndios”, completou Lima.

No dia 3 deste mês, quando a capital estava encoberta pela fumaça pelo sexto dia consecutivo, o governador já afirmava que a fumaceira era proveniente do estado paraense. Conforme Lima, os incêndios estão concentrados nos municípios de Santarém, Novo Progresso e Itaituba.

“Isso tem causado muita fumaça, principalmente no Baixo Amazonas, e tem tido um reflexo aqui, principalmente em Parintins, Nhamundá, Boa Vista do Ramos, Urucará, Urucurituba. Esses municípios estão sendo muito afetados”, afirmou o governador.

Lima prometeu levar a questão ao Fórum dos Governadores. O governador defende a realização de ações integradas entre o governo federal, estados e municípios para que haja um efetivo disponível para situações graves.

“Vamos tratar no Fórum dos Governadores esta semana para que a gente tenha ações integradas entre o governo do estado, prefeituras e governo federal para que nesse momento a gente tenha um efetivo que consiga fazer esse combate imediato até que a gente receba um apoio mais robusto quando a gente tiver uma situação tão acentuada de queimadas como nós estamos tendo agora”, afirmou Lima.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *