A multinacional Yamaha do Brasil celebrou, nesta segunda-feira (14), a produção de cinco milhões de motocicletas no Polo Industrial de Manaus (PIM), onde iniciou suas operações em 1985 e se tornou uma das líderes no segmento de duas rodas no País.
“É um marco significativo para a empresa e para o segmento de duas rodas, o setor mais forte da Zona Franca, que representa 30% do PIM, tanto em investimento e faturamento, quanto em geração de empregos, e que colabora com o desenvolvimento econômico da região“, destacou Gustavo Igrejas.
O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Antônio Silva, também ressaltou o impacto da Yamaha na indústria local.
“Ao longo desses anos, a Yamaha tem investido e se transformado para continuar sendo referência no nosso polo industrial, cumprindo com excelência sua missão de gerar ‘Kandu’, que em japonês expressa satisfação e entusiasmo diante de algo excepcional“, afirmou Antônio Silva.
O diretor-executivo da Yamaha do Brasil, Minoru Sato, destacou durante o seu discurso, o compromisso da fábrica com a produção segura das motocicletas e com o crescimento econômico do Brasil.
“Nosso objetivo desde o início tem sido fabricar motocicletas de alta qualidade, sempre em parceria com a comunidade local. O marco de 5 milhões de motocicletas é resultado desse trabalho conjunto. Agradecemos profundamente a todos os colaboradores e à comunidade de Manaus por caminharem conosco nessa jornada”, enfatizou.
Produção começou em 1986
A produção em Manaus das primeiras motocicletas Yamaha começou em 1986, sendo elas dos modelos RX 125, RDZ 135 e DT 180. Nesse mesmo período, foi apresentada a RD 350 LC, fabricada localmente e exportada para a Europa e Japão, posicionando-se, segundo a marca, como o primeiro modelo esportivo do País.
Neste ano a Yamaha lançou a Ténéré 700, uma big trail. Além disso, a empresa apresentou oito modelos conectados em conformidade com as novas normas de emissão, incluindo a Fazer Fz15 ABS Connected, Fazer Fz25 Connected, Xmax ABS Connected, Nmax ABS Connected, Factor, Factor DX, Lander Connected, e a NEO’S Connected, sua primeira scooter elétrica. A produção da NEO’S Connected está prevista para começar em janeiro de 2025, com chegada às lojas em fevereiro.