
Ainda com muitas áreas verdes e cortadas por rios e igarapés, as zonas Oeste e Norte de Manaus são as regiões da cidade onde mais ocorrem precipitações, de acordo com a Defesa Civil municipal.
De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) ontem, segunda-feira (26), até o fim da tarde foram registrados 58,6 milímetros de chuva na capital amazonense, a maior parte nas duas regiões da cidade.
A área da Ponta Negra e Tarumã (Zona Oeste) tem a maior ocorrência, já na Zona Norte, o Santa Etelvina, Monte das Oliveiras, Nova Cidade, são as regiões mais afetadas, por estar na parte de expansão da cidade ainda cercada de floresta.
Nesses locais a chuva provoca alagamentos e dificulta o trânsito dos moradores. Além das inundações, a queda de barrancos, árvores e muros, também tiram o sossego dos moradores, principalmente com a elevação do nível dos igarapés.
No bairro Compensa, na Zona Oeste, a forte chuva de ontem derrubou uma árvore na Avenida Brasil, prejudicando o trânsito, mas ocorrência de vítimas, segundo a Defesa Civil.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é que até o fim desta terça-feira ocorra precipitações entre 20 mm e 50 mm em toda Manaus, havendo a possibilidade – ainda que baixa – de alagamentos, raios e quebra de galhos.