
Um carregamento de 10 kg de cocaína com destino a Portugal dentro de peças de tratores foi apreendido no Porto de Manaus, por agentes da Receita Federal durante operação de rotina do Serviço de Vigilância e Repressão ao Combate ao Contrabando e Descaminho da Alfândega.
Após analisar a carga, os agentes descobriram o entorpecente com a ajuda da equipe K9 de cães farejadores do órgão, Odin e Deco.
Desde o último dia 25 que a Receita Federal vem inspecionando a carga de aço para máquinas pesadas por meio de raio-x. Como as imagens não identificaram a droga, os farejadores foram chamados e encontraram a cocaína dentro das peças.
A carga tinha origem no município de Pacaraima (RR), na fronteira com a Venezuela e tinha como destino a capital portuguesa de Lisboa.
Porto de Manaus
A Alfândega do Porto de Manaus informa que as ações de fiscalização e controle aduaneiro são realizadas diariamente para evitar o contrabando, tráfico internacional de drogas, armas e munições e mercado ilegal de produtos
A Receita Federal também alerta que muitos casos de contrabando e descaminho, considerados pela população como crimes “menores”, estão ligados ao crime organizado que atua nas fronteiras brasileiras.
“É importante que a população se conscientize de que o que pode parecer uma pequena transgressão traz grandes prejuízos ao país, contribuindo inclusive para a deterioração da segurança pública”, diz a Receita.