Portal Você Online

Ministro anuncia transferência de 13 presos do Amazonas para presídios federais

O ministro da Justiça, Flávio Dino, afirmou, nesta segunda-feira (24), que o Amazonas vive uma crise na segurança pública. Segundo ele, a Polícia Penal Federal vai transferir 13 presos ligados a facções dos presídios do estado para penitenciárias federais.

“É que nós temos na Amazônia brasileira, especialmente no Estado do Amazonas, uma crise na segurança pública envolvendo disputas entre facções”, disse.

Durante coletiva de imprensa, ele falou da transferência, mas não especificou quais os nomes dos detentos, nem para onde serão enviados.

“A expectativa da Polícia Pena Federal é de que haja a transferência de 13 presos faccionados, líderes de facções do estado do Amazonas para o sistema federal”, repetiu.

Crise no sistema prisional

Na semana passada, o Governo do Amazonas fez uma revista geral em presídios do estado, após a morte de um detento, em Manaus.

O assassinato ocorreu na terça-feira (28) dentro do Instituto Penal Antônio Trindade (IPAT), localizado no KM 8, da BR 174, em Manaus.

Depois da vistoria, a Secretaria de Administração Penitenciária do Amazonas (Seap) afirmou que não foram encontrados objetos ilícitos durante revistas em cinco presídios de Manaus.

Dias antes da morte do detento, o Governo do Estado tinha anunciado a suspensão de visitas nos presídios por 30 dias. Na ocasião, o coronel Paulo César Gomes, titular da Seap, afirmou que a medida considera a necessidade de preservar a segurança interna e a disciplina dos estabelecimentos prisionais de Manaus.

3º estado mais violento

Segundo o Anuário de Segurança Pública de 2022, o estado do Amazonas é o terceiro mais violento do país.

De acordo com o levantamento, o estado tem uma taxa de Mortes Violentas Intencionais (MVI) de 38,8 mortes por 100 mil pessoas.

Em números absolutos, o Amazonas registrou 1.531 mortes violentas em 2022. O dado representa uma queda de 9,3%, na comparação com o ano anterior, quando o estado registrou 1.672 mortes violentas.

A capital Manaus aparece na lista das 50 cidades mais violentas do país, com uma taxa de 53,4 mortes por 100 mil pessoas. A capital ocupa a 23ª posição no ranking.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *