
O prefeito de Manaus, David Almeida, realizou, nesta quinta-feira (3), a inauguração da creche municipal Professora Libânia Theodora Rodrigues Ferreira, localizada no conjunto Jardim Versalles, bairro Planalto, zona Centro-Oeste.
A unidade de ensino, coordenada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), tem capacidade para atender até 200 crianças, de 1 a 3 anos, no maternal 1, 2 e 3.
O novo prédio da educação infantil segue o padrão do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), “Tipo B”, desenvolvido pelo programa do governo federal “Pró Infância”.
O local possui cinco blocos distintos: administrativo, de serviços, multiuso e dois pedagógicos. Os blocos e o pátio coberto são interligados por circulação coberta.
Na área externa, estão o playground, espaço com brinquedos infantis, e o castelo d’água. A edificação possui também hall, recepção, secretaria, circulação interna, diretoria, sala de professores, almoxarifado, fraldário (Creche 1), sanitário (Creche 2), atividades, repouso (Creche 3), sala multiuso, rouparia, lavanderia, cozinha, área de preparo de alimentos (mamadeiras e sopas) e lavagem de utensílios.
Durante a entrega, a secretária municipal de Educação, professora Dulce Almeida, visitou as dependências da creche e falou do compromisso da atual gestão municipal com as famílias da capital amazonense.
“. Até 2022, nós tínhamos 20 creches próprias. Até o final da gestão, o nosso objetivo é entregar mais sete. Essa é uma preocupação que nós temos com as famílias de Manaus, já que muitas mães precisam trabalhar e deixar seus filhos em um ambiente seguro”, declarou a secretária.
Homenagem
O nome da unidade de ensino é uma homenagem à primeira professora pública do Amazonas, Libânia Theodora Rodrigues Ferreira. A educadora nasceu no Pará, em 1983, e veio para Manaus no ano de 1851.
Nessa época, a capital amazonense ainda era a cidade da Barra do Rio Negro e sob a jurisdição da Província do Grão Pará e existiam na cidade, apenas duas escolas particulares.
A homenageada morreu no dia 9 de dezembro de 1905 e deixou um legado de trabalho na educação do Amazonas.
Para o trineto da homenageada, presidente conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), Érico Xavier Desterro, toda família da professora Libânia se sente agradecida ao prefeito David Almeida.
“Eu e toda a minha família, que já estamos na sétima geração, estamos gratos ao prefeito David e à secretária Dulce, por esse reconhecimento, por essa valorização ao professor, principalmente ao professor público, a essa professora que começou a lecionar aos 17 anos”, agradeceu o presidente conselheiro.


