
O Serviço de Atendimento e Proteção ao Consumidor (Procon Manaus) e a Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman), assinaram, nesta sexta-feira (15), termo de cooperação para o atendimento da concessionária Águas de Manaus, no Shopping Phelippe Daou, na zona Norte da cidade. O guichê começa a atender a partir desta segunda-feira (18), das 8h às 14h, dentro do Procon.
A parceria visa agilizar a solução dos casos em andamento no Procon Manaus, aproximando a gestão das reclamações e assegurando uma proteção mais efetiva dos direitos do consumidor.
O termo foi assinado no Dia do Consumidor, celebrado em 15 de março. O convênio foi intermediado pelo Ageman, conforme destacou o diretor-presidente do órgão, Elson Andrade, afirmando que a parceria vai proporcionar melhorias aos clientes.
“Nesse trâmite vai ocorrer uma resolução de uma maneira muito mais célebre, evitando que o consumidor possa judicializar. O objetivo é evitar esse tipo de ação, porque sabemos que o judiciário hoje é muito atarefado. Então, aqui ele resolve todas as suas demandas e a Ageman nesse caso vai intermediar, uma vez que nós regulamos a concessionária e nós estamos intermediando esse convênio entre o Procon e a Águas de Manaus”, disse Andrade.
A iniciativa visa incentivar a conciliação de conflitos de consumo entre a empresa e seus clientes, disponibilizando um atendimento personalizado com os próprios colaboradores da Águas de Manaus.
“São mecanismos de pacificação de conflitos com os usuários que muitas vezes correm ao judiciário por ausência de informação. Para procurar uma análise, visando o atendimento dos consumidores que eventualmente tenham dúvidas, esclarecimentos e informações acerca da sua conta de água e esgotamento sanitário. Então, é um método prévio que se concilia as dúvidas e informações e a gente consegue estabelecer com a pacificação do conflito”, afirmou o gerente jurídico da Águas de Manaus, José Roberto Moraes.

“Nosso objetivo é que o trabalho seja mais rápido, mais ágil, a resolutividade das demandas aconteça de forma eficiente. Tendo aqui a concessionária dentro do órgão, do Procon, com seus guichês, certamente isso vai agilizar a resolução das demandas, a gente vai poder dar uma resposta mais rápida para o consumidor que queira resolver o seu problema junto à Águas de Manaus”, explicou a diretora-presidente do Procon Manaus, Onilda abreu.


