
O Centro de Cooperação da Cidade (CCC) da Prefeitura de Manaus atendeu 33 chamadas de ocorrências pelo Disque 199 após 12 horas de chuva forte na cidade, de sábado para domingo (24). A Defesa Civil emitiu alerta, às 9h de manhã de ontem prevendo tempestade com raios e trovões. O registro de maior gravidade foi o desabamento de quatro casas na zona Centro-Oeste provocado por um deslizamento de terra, na Travessa Messejana, na Redenção. Não houve vítimas.
Na Redenção, o índice pluviométrico registrado pelo CCC foi de 107mm, o maior na capital amazonense. A intensidade da chuva prevista para ontem era de 50 a 100 mm/durante o dia, com rajadas de vento de até 60 km/h. A previsão até a próxima quarta-feira (27) é de tempo parcialmente nublado com pancadas de chuva e temperatura média entre 25ºC de mínima e 30ºC de máxima, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Segundo informações de moradores, o barranco começou a deslizar por volta de 11 horas da manhã, todos que estavam no local fugiram de suas casas a tempo.
Na zona Sul foram registrados três deslizamentos e uma solicitação de vistoria; na zona Centro-Sul, na zona Oeste, uma alagação e um tombamento de árvore; na zona Leste foram um risco de desabamento e um rompimento de bueiro; e na zona Norte, dois deslizamentos.
Atendimento 24 horas
A Defesa Civil pede que a população siga as orientações nessas situações e procure abrigo longe de árvores e placas de outdoor e evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão elétrica. A intensidade da chuva prevista para ontem foi de 50 a 100 mm/durante o dia, com rajadas de vento de até 60 km/h.
Para atender as chamadas da população em situações de emergência o canal da Defesa Civil é o Disque 199 que funciona 24 horas no Centro de Cooperação da Cidade.


