Portal Você Online

Ditador Nicolás Maduro recebe delegação do Irã na Venezuela

O ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, recebeu nesta segunda-feira (22), uma delegação do Irã, chefiada pelo secretário-geral da Assembleia Mundial dos Ahl al-Bayt, o aiatolá Reza Ramezani, com o objetivo de, segundo a imprensa estatal venezuelana, fortalecer as relações diplomáticas e comerciais. O Irã também tem acordo com a Bolívia com a assinatura de acordos para ceder drones para suposta proteção das fronteiras.

Ramezani foi recebido no Palácio Miraflores, sede do governo, por Maduro, pelo ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Yván Gil, e o ministro dos Transportes, Ramón Velásquez. O objetivo da reunião, segundo a emissora estatal de televisão VTV, é fortalecer as relações estratégicas entre os dois países “em favor dos povos”.

Esse diálogo, ainda de acordo com a VTV, faz parte do acordo de cooperação de 20 anos assinado em junho do ano passado entre Maduro e o presidente iraniano, Ebrahim Raisi.

Em fevereiro, o ministro do petróleo do Irã, Jabad Owji, visitou a Venezuela com o objetivo de fortalecer a aliança energética bilateral, de acordo com o ministro das Relações Exteriores do país sul-americano.

O Irã se tornou um dos principais aliados da Venezuela nos últimos anos, principalmente a partir de 2020, quando o país sul-americano passou por uma escassez de gasolina e recorreu à república islâmica para comprar combustível.

No âmbito global, o Irã vive um momento conflituoso com Israel após ter lançado centenas de mísseis em direção ao território israelense no último dia 14 de abril. Cinco dias depois, os israelenses responderam a ofensiva e revidaram o ataque, mas sem reivindicá-lo oficialmente.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *