
A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), realizou, nesta quarta-feira (9), o lançamento e capacitação do programa “Jogo Limpo”, que tem como objetivo combater o uso de drogas no esporte comunitário.
O evento aconteceu no auditório Luiz Geraldo Pontes Teixeira, na sede da Secretaria Municipal de Educação (Semed), no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul.
O “Jogo Limpo” é uma iniciativa que visa promover saúde, segurança e inclusão social, atuando de forma preventiva em ambientes esportivos comunitários. A ação envolve campanhas de conscientização, atividades educativas, monitoramento e o fortalecimento do esporte como ferramenta de transformação social para jovens e adultos.
O programa será conduzido pela equipe técnica da Semjel, em parceria com as secretarias municipais de Saúde (Semsa), de Educação (Semed), de Comunicação (Semcom), de Segurança Pública e Defesa Social, além do Centro de Cooperação da Cidade (CCC).
O projeto atuará em áreas de vulnerabilidade, onde o risco de exposição às drogas é maior, como informou a secretária da Semsa, Shádia Fraxe. “A Semsa tem um papel fundamental, até porque sabemos que o problema das drogas é, também, uma questão de saúde pública. Precisamos dessa união entre as secretarias, em um trabalho multiprofissional, para que possamos discutir juntos estratégias eficazes e duradouras no enfrentamento desse problema. Somente com essa integração conseguiremos avançar e buscar soluções definitivas para essa realidade que afeta tantas famílias e comunidades”.
Lançamento
Além das autoridades, o evento também contou com a participação de representantes de projetos sociais e atletas.
“O Jogo Limpo tem um impacto direto, principalmente nos jovens e adolescentes, na prevenção contra as drogas dentro das comunidades. O espaço proporciona momentos de lazer e esporte para esses jovens, tirando-os das ruas e oferecendo novas oportunidades de vida”, completou o coordenador do Instituto Vila Esportiva, Pablo Bessa.
Já a atleta de natação Angelynne Vitória, de 15 anos, falou sobre a importância de participar de palestras que fortalecem o atleta a cuidar mais da saúde. “Esse projeto é muito importante para a gente, porque vai nos conscientizar sobre as drogas, que é algo muito sério. Precisamos entender o quanto as drogas fazem mal e como o esporte pode nos manter longe disso”.
Ações
As ações do projeto serão intensificadas em áreas de maior vulnerabilidade social, como os bairros Santo Antônio, Coroado e Santa Etelvina, onde estão localizadas as minivilas olímpicas de Manaus. Esses espaços já servem como ferramentas de transformação, reforçando valores como disciplina, respeito e foco no futuro.
O programa “Jogo Limpo” reforça o compromisso da Prefeitura de Manaus em oferecer políticas públicas de esporte e saúde, garantindo mais oportunidades e qualidade de vida à população.