
Depois de cinco etapas fora da posição de honra no grid, Oscar Piastri voltará a largar da pole position. O australiano da McLaren anotou 1m08s662 para comandar a classificação do GP da Holanda, neste sábado (30), algo que não acontecia desde o GP da Espanha há quase três meses. Ele estará ao lado do colega Lando Norris. Max Verstappen completa o top 3, e Gabriel Bortoleto será o 13º no grid.
Desde a última vez de Piastri na pole, rivais como Lando Norris, George Russell, Max Verstappen Charles Leclerc ocuparam o primeiro lugar no grid – embora só George e Lando tenham vencido as provas que sucederam. O inglês da McLaren, por sinal, também chegou perto da posição de honra no Circuito de Zandvoort: sua diferença para o colega de equipe foi de apenas 0s012.
Um dos primeiros na pista no Q1, Bortoleto quase foi eliminado, em 16º, mas melhorou sua volta final o suficiente para avançar em 15º – sendo superado, ainda, por Yuki Tsunoda. No Q2, o brasileiro fez só o penúltimo tempo, e sua última tentativa valeu apenas o 13º lugar. Apesar disso, ele larga à frente do colega da Sauber, Nico Hulkenberg: o alemão classificou-se só em 17º.
Quem surpreendeu na sessão foi Isack Hadjar, quarto colocado. Calouro da RB, o franco-argelino garantiu um lugar na segunda fila do grid ao lado de Verstappen. Este é seu melhor resultado em classificações até aqui; antes, ele chegou a largar em quinto no GP de Mônaco, prova que completou no sexto lugar.
A largada do GP da Holanda será neste domingo, 31 de agosto, às 10h (horário de Brasília).
Resultado:
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2025/v/7/z8T5AATGiS8fycbQItUw/q3-hol-fim.png)