Pronto-socorro e hospital aumenta a sua capacidade para 240 leitos destinados a pacientes em tratamento do coronavírus

O Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto começou a receber pacientes com Covid-19 na nova estrutura de leitos de enfermaria montada no 4º andar da unidade. Os novos 72 leitos vão ajudar a desafogar a demanda do sistema de saúde e aumentar a capacidade do hospital para 240 leitos exclusivos para pacientes com Covid-19, entre enfermaria e Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).
O quarto andar vinha sendo utilizado para pacientes cirúrgicos, hoje é destinado apenas para o tratamento de pacientes com coronavírus. “A gente inicia uma nova ala antes destinada aos pacientes de nefro, vascular, e a gente reestruturou todo o andar para receber pacientes de Covid. Agora temos pacientes de Covid na enfermaria no 5º e no 4º andar também. Fora as duas Salas Rosas”, afirmou a diretora do HPS 28 de Agosto, Alessandra dos Santos.
A nova enfermaria terá pacientes com Covid-19 e cirúrgicos também com a doença. “Estão chegando vários pacientes aqui, pacientes cirúrgicos, para fazer o pós-operatório, e agora a gente já tem enfermaria clínica e cirúrgica no 4º andar”, disse. Ao subir um paciente para a nova enfermaria, o hospital automaticamente abre vaga em mais um leito da Sala Rosa.
“Acho que o principal nesse momento é a gente viabilizar um pouco de conforto pra esses pacientes, porque a gente tem duas estruturas, Sala Rosa 1 e Sala Rosa 2, onde o número de pacientes é bem grande e, a partir do momento que eles saem dessa fase crítica, vão para o 4º andar ou 5º, um ambiente de certa forma mais confortável”, afirmou a diretora. Atualmente, o HPS 28 de Agosto possui 52 leitos de UTI, e 188 leitos de enfermaria, incluindo das duas Salas Rosa.


