Portal Você Online

Ação tenta controlar propagação de morcegos no Amazonas

Uma equipe da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), realiza treinamento, até domingo (18), em serviço para controle de morcegos hematófagos em comunidades indígenas do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Alto Rio Negro, sediado em São Gabriel da Cachoeira (a 852 quilômetros de Manaus).

O objetivo é controlar a população desses animais, por meio da captura, como medida preventiva para evitar incidentes que afetem a comunidade local. O treinamento tem como foco a técnica de captura e manejo adequado dos morcegos.

“Esta ação não só visa controlar a população de morcegos hematófagos, mas também capacitar as equipes locais sobre práticas seguras de manejo desses animais”, afirma a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.Foto: Divulgação/FVS-RCP

Advertisement

A atividade foi realizada por meio da Gerência de Zoonoses do Departamento de Vigilância Ambiental (DVA) da Fundação. O gerente de Zoonoses, Deugles Cardoso, acrescenta que a prevenção da raiva humana de transmissão silvestre é uma preocupação prioritária para nós. “A captura e controle desses morcegos são passos fundamentais para garantir a saúde pública na região”, destaca.

A captura ocorre em comunidades ribeirinhas e indígenas, onde há registros de agressões por morcegos hematófagos, tanto em humanos como em animais – como cães, além de bovinos e equinos. O objetivo das equipes nos municípios é realizar a captura do maior número dos mamíferos nessas áreas onde foram registrados os casos de agressões de morcegos a animais.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *