Portal Você Online

Amazonas registra queda nas vendas e na procura por serviços

A Fecomércio (Federação do Comércio do Amazonas) registrou queda nas vendas em março. Houve redução também no setor de serviços, conforme consta no Panorama Econômico do Amazonas, publicação mensal da entidade empresarial.

O volume de vendas do comércio varejista caiu 5,9% em relação a fevereiro e 1,6% na comparação com março de 2024. Nos serviços, o recuo foi de 2,8% no mesmo intervalo mensal.

No acumulado dos últimos 12 meses a situação é positiva. O varejo cresceu 4,5%, enquanto o comércio ampliado – que inclui veículos e materiais de construção – subiu 7,9%. Os serviços, por sua vez, acumulam alta de 8,9% no mesmo recorte.

A atividade turística foi um dos destaques positivos do período. O turismo no estado cresceu 4,3% de fevereiro para março, e 6,6% na comparação com março do ano anterior. No acumulado do ano, o avanço é de 8,1%.

A Fecomércio recomenda atenção com a inadimplência, principalmente diante do cenário de juros elevados e da instabilidade cambial com o dólar em torno de R$ 5,54.

“A confiança dos empresários apresenta leve recuo diante de um contexto de juros elevados e incertezas fiscais, enquanto as famílias demonstram maior disposição ao consumo, mesmo em meio ao aumento do endividamento. Esse quadro exige cautela, tanto na concessão de crédito quanto na gestão financeira, para evitar riscos de inadimplência que possam comprometer a sustentabilidade do consumo a médio prazo”, analisa a Fecomércio na publicação do Panorama Econômico.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *