Portal Você Online

Amazonas vai impulsionar ações culturais com apoio do PAC Seleções

O Governo do Amazonas deve impulsionar a atuação dos projetos e ações voltadas ao turismo com as obras do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Seleções.

Nesta área, o estado foi contemplado com projetos de construções dos Centros de Culturas (CEUs) em seis municípios e com obras de reformas e requalificação do Teatro Amazonas e da Penitenciária Desembargador Raimundo Vidal Pessoa para a criação do Centro das Tradições Amazonense.

O Amazonas conta com 154 obras no PAC Seleções nas áreas do Esporte, Saúde, Educação, Ciência e Tecnologia e Infraestrutura Social e Inclusiva em 54 dos 62 municípios do estado.

Advertisement

Os projetos destinados ao Amazonas anunciados somam R$ 23 bilhões em investimentos. O governador Wilson Lima esteve, no dia 07/03, em Brasília, para anúncio dos resultados do programa pelo governo federal.

Os CEUs da Cultura são centros culturais de 300 a 500m², com um modelo de implantação idealizado para dialogar com a diversidade cultural e bioclimática do país. Baseado em módulos, conta com um conjunto de usos que serão selecionados junto à comunidade, de acordo com suas necessidades e potencialidades, por meio da escuta ativa. Eles serão instalados nos municípios de Autazes, Barreirinha, Borba, Maués, Santo Antônio do Içá e Rio Preto da Eva.

A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa deverá implantar projetos que promovam o desenvolvimento e a valorização cultural dessas cidades. Os CEUs da Cultura serão desenvolvidos a partir de projetos de referência fornecidos pelo Ministério da Cultura (MinC) e adaptados por equipes locais.

O espaço abrigará atividades voltadas à expressão corporal, educação cidadã, arte e educação, trabalho e renda, meio ambiente, entre outras atividades interrelacionadas à cultura.

“Será um trabalho coordenado pela nossa secretaria nessa questão da elaboração de projetos e acompanhamento, e o município também vai fazer toda a parte de operacionalização e manutenção desses espaços culturais”, disse o secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz.

Restauros

Em relação às reformas do Teatro Amazonas e de requalificação da Penitenciária Desembargador Raimundo Vidal Pessoa para a criação do Centro das Tradições Amazonense, a secretaria estadual de cultura vai propor um projeto com as especificações dessas obras para serem submetidas à avaliação do PAC Seleções.

“O Teatro Amazonas está em constante atualização dos seus projetos de adequação, reforma e restauro de peças e obras. E com relação à cadeia pública Raimundo Vidal Pessoa, já havíamos buscado caminhos para fazermos nessa primeira etapa os projetos para, posteriormente, conseguirmos recursos para o trabalho de restauro desse local que poderá ser mais um equipamento importante para o Amazonas”, disse Marcos Apolo Muniz.

Novo PAC

No primeiro semestre de 2023, o Amazonas apresentou como prioridade para serem contempladas pelo Novo PAC, as seguintes demandas: revitalização e construção de aeródromos em oito municípios do interior; revitalização do Porto da Manaus Moderna; construção de conjunto residencial; implantação de novas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) em municípios do interior, ampliando o trabalho já realizado pelo governo estadual; implantação de novas bases fluviais de policiamento e aquisição de mais viaturas aquáticas blindadas; pavimentação e modernização das rodovias BR-319 e BR-174; instalação, revitalização e ampliação de sistemas de abastecimento de água no interior.

Advertisement

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *