
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel ) liberou, em reunião nesta quinta-feira (23), a faixa de internet de quinta geração (5G) para 12 cidades amazonenses que fazem parte da Região Metropolitana de Manaus.
As cidades fazem parte da lista de 347 em todo o país que poderão instalar a faixa de 3,5 GHz a partir do dia 27 deste mês.
Com a decisão da Anatel, as operadoras podem solicitar implantação da infraestrutura da quinta geração de redes móveis para os municípios de:
- Autazes,
- Careiro,
- Careiro da Várzea,
- Iranduba,
- Itacoatiara,
- Itapiranga,
- Manacapuru,
- Manaquiri,
- Novo Airão,
- Presidente Figueiredo,
- Rio Preto da Eva
- Silves.
Em Manaus, o sinal 5G foi ativado em outubro do ano passado. Segundo a Anatel, até o momento, Manaus tem 171 antenas que disponibilizam a tecnologia.
“Além de acompanhar a implementação da tecnologia em todo o país, cobramos as operadoras quanto à qualidade do serviço, visto que tanto o Ministério das Comunicações quanto a Anatel têm recebido reclamações de usuários”, afirmou o ministro Juscelino Filho.
Durante reunião com as operadoras de telecomunicações realizada no final de janeiro, Juscelino disse que o Ministério das Comunicações deve realizar uma pesquisa de opinião a respeito do assunto e sugeriu que as empresas façam um diagnóstico da situação.
Na reunião desta quinta-feira, o Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi), criado pelo Edital do 5G, também lançou um Painel para acompanhamento das atividades.