O programa é financiado com recursos do Governo do Estado e do Município, e executado pela Prefeitura de Manaus.
O prefeito de Manaus, David Almeida, lançou, nesta quarta-feira (14), o “Asfaltômetro”, site com informações sobre o “Asfalta Manaus”, maior programa de pavimentação urbana da capital amazonense.
O endereço www.asfaltometro.com.br contém todas as informações com dados atualizados e mapas identificando o recapeamento da referida zona e seus respectivos bairros e ruas.
Durante solenidade realizada no auditório Isabel Victoria de Mattos Pereira do Carmo Ribeiro, bairro Compensa, zona Oeste, David Almeida afirmou que a ferramenta dará mais transparência aos serviços executados na gestão.
“O programa chamado ‘Asfalta Manaus’ nunca teve tanta transparência na história desta cidade, e esta é mais uma ferramenta de fiscalização da população. Nós vamos entregar esses relatórios a todos os órgãos de controle, e as nossas ações são pautadas sempre pela transparência”, assegurou o prefeito.
O “Asfaltômetro” vai contar também com notícias e informações relevantes, além da contagem da quantidade de vias que já receberam o novo asfaltamento.
O titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), Renato Júnior, destacou que desde o lançamento do “Asfalta Manaus”, há seis meses, em parceria com o Governo do Estado, 1.635 ruas, avenidas, becos e vielas foram totalmente recuperadas.
As vias receberam o serviço de fresagem, que é a retirada de todo o asfalto desgastado, com a preparação da base (solo), na sequência, a aplicação do novo recapeamento asfáltico, que contém cinco centímetros de espessura, padrão utilizado em todas as vias atendidas pelo “Asfalta Manaus” nas mais diversas zonas da cidade.
Asfaltômetro
O portal foi desenvolvido pela Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom) e será atualizado a cada 30 dias, com a contagem e identificação de todas as vias atendidas que já receberam recapeamento, por meio da Seminf. O endereço www.asfaltometro.com.br já está à disposição dos usuários.
O programa “Asfalta Manaus” tem a meta de recapear 10 mil ruas em toda a capital, dando atenção às ruas que estavam abandonadas, nos locais mais críticos da capital amazonense, e mudar a malha viária da capital, com um serviço de qualidade e mais durabilidade.
Recursos
De acordo com a UGPE, órgão responsável na esfera estadual pelo acompanhamento dos convênios do Asfalta Manaus, o governo destinou ao programa R$ 181,8 milhões por meio de três convênios.
O valor está inserido em um pacote maior de R$ 580 milhões repassados para o município executar obras e serviços nas áreas de infraestrutura, mobilidade urbana, meio ambiente e desenvolvimento econômico.
“Essa parceria entre o Estado e a Prefeitura está ajudando Manaus a ir para a frente e vai continuar. O Governo do Estado sempre nos estendeu a mão e sem essa parceria nada seria possível. Se nossos alunos têm passe estudantil é também porque o governador Wilson Lima tem nos estendido a mão”, disse o prefeito David Almeida.