Portal Você Online

Atlético-MG anuncia contratação do técnico Gabriel Milito

Treinador argentino deve fazer a estreia contra o Cruzeiro na final do Campeonato Mineiro.Gabriel Milito deve estrear no comando do Galo contra o Cruzeiro no próximo sábado (30)

O Atlético-MG tem, agora oficialmente, o substituto do técnico Luiz Felipe Scolari. Pelas redes sociais, na tarde deste domingo (24), o clube anunciou a contratação de Gabriel Milito, de 43 anos. O acerto se deu com a presença de Victor Bagy, diretor-executivo do Alvinegro, em solo argentino. Ele viajou ao país vizinho na última quinta-feira (22) para bater o martelo com o comandante.

Milito deixou o Argentinos Juniors em agosto do ano passado, quando alegou necessitar de um período de descanso. Logo que soube do interesse do Galo, ele se mostrou disposto a ouvir a oferta e viu com muitos bons olhos a possibilidade de ser o “dono da prancheta” no campeão da Libertadores de 2013.

Recentemente, Gabriel recusou convites da Universidad Católica, do Chile, e do Belgrano, da Argentina. Isto, inclusive, já indicava que a preferência do treinador seria por um inédito trabalho em solo brasileiro.

Advertisement

O novo técnico atleticano assina contrato de dois anos e desembarcará no Brasil com dois auxiliares: Leandro Ávila e Diego Castagno Suárez. A expectativa é que ele já esteja à beira do gramado no clássico do próximo sábado (30), contra o Cruzeiro, no jogo de ida das finais do Mineiro. O duelo está marcado para 16h30, na Arena MRV.

Desempenho do Argentinos Juniors por temporada com Milito

2023

  • Copa Argentina: caiu nas oitavas (eliminado para o San Martín-ARG)
  • Copa da Liga Argentina: saiu em meio à fase de grupos, com 3 pontos em dois jogos
  • Copa Libertadores: caiu nas oitavas (eliminado para o Fluminense)
  • Campeonato Argentino: 10º colocado, com 40 pontos

2022

  • Campeonato Argentino: 8º colocado, com 42 pontos
  • Copa Argentina: caiu nos 16 avos de final (eliminado para o Defensa y Justicia-ARG)
  • Copa da Liga Argentina: caiu na semifinal (eliminado para o Tigre-ARG)

2021

  • Campeonato Argentino: 14º colocado, com 32 pontos
  • Copa Argentina: caiu na semifinal (eliminado para o Boca Juniors-ARG)
  • Copa Libertadores: caiu nas oitavas de final (eliminado para o River Plate-ARG)

Antes do Argentinos Juniors

Antes de chegar ao Argentinos Juniors, trabalho mais longevo da carreira, Milito treinou o Estudiantes (ARG) em 2020 e 2019; o O’Higgins (CHI), em 2018; o Independiente (ARG), em 2017, onde tem forte ligação como jogador; e Estudiantes novamente, em 2015, onde iniciou a carreira. O treinador ainda busca o primeiro título da carreira.

Carreira como jogador

Gabriel Milito também foi um jogador de renome. O então zagueiro iniciou a carreira em 1998, no Independiente (ARG), onde ficou até 2003. Em 2004, foi negociado ao Real Zaragoza (ESP) e, em 2007, atingiu o auge, ao ser contratado pelo Barcelona (ESP). Em 2011, ele retornou ao Independiente, onde encerrou a carreira em 2012.

O jogador também defendeu a Seleção Argentina de 2000 a 2011, tendo disputado a Copa do Mundo de 2006, na Alemanha. O Marechal também é irmão do ex-jogador Diego Milito, ex-atacante de clubes como Inter de Milão (ITA) e Racing (ARG) e que também atuou pela seleção nacional.

Atlético-MG em 2024

Além do Campeonato Mineiro, em disputa, o Galo terá pela frente em 2024 a Copa Libertadores, o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil. Em 2023, com Felipão, o clube foi o terceiro colocado do Brasileirão.

Advertisement

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *