Portal Você Online

Bandas do Boulevard e da Bhaixa da Égua esquentam Carnaval de rua em Manaus hoje

O pré-Carnaval de Manaus continua neste domingo (4) com as tradicionais bandas e blocos de rua que movimentam o fim de semana desde ontem (3) com destaque para a Banda da Bica e da Difusora, no Centro da cidade, que arrastou milhares de foliões, no Largo de São Sebastião, no arredores do Teatro Amazonas, cartão postal da capital amazonense.

Hoje quem toma conta das ruas é a Banda do Boulevard e da Bhaixa da Égua, no Educandos, na zona Sul. O Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) realizará intervenções viárias, a partir das 12h a meia-noite, com intervenções para permitir que os foliões brinquem com segurança no entorno dos eventos.

Também neste domingo também tem a Banda Di Bubuia, às 17h, com desfile de fantasias, confete e serpentinas, na Casa de Praia Zezinho Correa, na Praia da Ponta Negra.

Na Banda do Boulevard serão interdições a Avenida Álvaro Maia – Viaduto do Boulevard (próximo à Pemaza até a avenida Joaquim Gonzaga Pinheiro (ao lado do cemitério São João Batista). |Na Bhaixa da Égua haverá interdições nas avenidas Rio Negro – entre Avenida Leopoldo Peres e Rua Amâncio de Miranda; Rua Inocêncio de Araújo – entre Avenida Rio Negro e Rua Manoel Urbano; Rua Amâncio de Miranda – entre rua Manoel Urbano e Avenida Rio Negro.

A Banda do Boulevard terá como atração David Assayag, Boilevard – boi de rua de Manaus -, Dj Evandro Junior, a cantora paulista Keila Regina, Pagode dos Amigos, Auzier do Samba e, claro, a bateria Explosão do Boulevard. A festa começa a partir das 16h e se estende até 23h59, com muito samba, marchinhas, boi-bumbá, e os hits que são sucesso no carnaval 2024.

Além da bateria Explosão do Boulevard, que conta com cem ritmistas liderados por mestre Iron Maciel, a banda levará para a avenida, rainha (Joseane Valle), musa (Tamires Souza), casal de mestre-sala (Werly Junior) e porta-bandeira (Cecília Medeiros), ala coreografada com pelo menos 15 bailarinos, comandados pelo professor de dança e coreógrafo Michel Magalhães, e uma ala das baianas, que representa a origem do samba.

O tema da Banda do Boulevard 2024 é Maneca Supercampeão, uma homenagem ao professor Manoel do Carmo Chave Neto, o Maneca, feita pelos compositores Paulo Onça e Mulher do Samba. No palco quem interpretará os sambas da banda serão Mestre Kabeça e Nilson Santos.

A Banda do Boulevard acontece há 37 anos, na Avenida Álvaro Botelho Maia, ou Boulevard Álvaro Maia, como é conhecida. O evento é gratuito e oferece segurança para os foliões, com a presença de bombeiros, agentes de trânsito, policiamento, equipes de primeiros socorros e 20 banheiros químicos.

Programação

16h – Evandro Junior
17h30 – Bateria Explosão do Boulevard
19h – Keila Regina e Pagode dos Amigos
20h30 – David Assayag e Boilevard – O boi de rua de Manaus
22h – Auzier do Samba Show

Bandas da Bica e Difusora

A Banda da Bica e a Banda da Difusora deram o pontapé inicial das festas carnavalescas no sábado com um repertório que animou milhares de foliões de todas as idades.

A Banda da Bica é uma das mais tradicionais da capital amazonense e é famosa pela abordagem política e irreverente que sempre assume durantes os Carnavais desde a década de 80, quando foi fundada por boêmios frequentadores do Bar do Armando.

Banda acontece no Centro de Manaus. — Foto: Karla Mendes/Rede Amazônica
Foto: Karla Mendes/Rede Amazônica/Reprodução

Prefeitura apoia eventos

A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), garante apoio à realização de 110 eventos carnavalescos com estrutura de palco, som, iluminação, gradis, entre outros, sendo 50 bandas com estrutura de pequeno porte, outras 50 de porte médio e 10 de estrutura de grande porte.

Na última sexta-feira (2), o diretor-presidente da Manauscult, Reginei Rodrigues, esteve reunido com uma comitiva do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (Crea-AM), incluindo a presidente do conselho, Alzira Miranda. Na ocasião, foram discutidas estratégias de fortalecimento de parcerias visando a operação do Carnaval.

“O Carnaval de rua gera uma mobilização popular de grandes proporções, na cidade inteira. A gestão municipal deve garantir a segurança necessária e qualidade nas estruturas que fornecemos para os eventos carnavalescos a todas as pessoas que estarão presentes”, pontuou Rodrigues.

A presidente do Crea-AM, destacou, na reunião, o compromisso da fiscalização nos serviços de engenharia durante a folia momesca. “Nosso objetivo é prevenir e garantir a integridade da população. Nesse sentido, nosso intuito é assegurar que todos os serviços estão amparados por profissionais da área, providenciando que todas as atividades sejam conduzidas com os mais altos padrões de segurança”, finalizou Miranda.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *