O pré-Carnaval de Manaus continua neste domingo (4) com as tradicionais bandas e blocos de rua que movimentam o fim de semana desde ontem (3) com destaque para a Banda da Bica e da Difusora, no Centro da cidade, que arrastou milhares de foliões, no Largo de São Sebastião, no arredores do Teatro Amazonas, cartão postal da capital amazonense.
Hoje quem toma conta das ruas é a Banda do Boulevard e da Bhaixa da Égua, no Educandos, na zona Sul. O Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) realizará intervenções viárias, a partir das 12h a meia-noite, com intervenções para permitir que os foliões brinquem com segurança no entorno dos eventos.
Também neste domingo também tem a Banda Di Bubuia, às 17h, com desfile de fantasias, confete e serpentinas, na Casa de Praia Zezinho Correa, na Praia da Ponta Negra.
Na Banda do Boulevard serão interdições a Avenida Álvaro Maia – Viaduto do Boulevard (próximo à Pemaza até a avenida Joaquim Gonzaga Pinheiro (ao lado do cemitério São João Batista). |Na Bhaixa da Égua haverá interdições nas avenidas Rio Negro – entre Avenida Leopoldo Peres e Rua Amâncio de Miranda; Rua Inocêncio de Araújo – entre Avenida Rio Negro e Rua Manoel Urbano; Rua Amâncio de Miranda – entre rua Manoel Urbano e Avenida Rio Negro.
A Banda do Boulevard terá como atração David Assayag, Boilevard – boi de rua de Manaus -, Dj Evandro Junior, a cantora paulista Keila Regina, Pagode dos Amigos, Auzier do Samba e, claro, a bateria Explosão do Boulevard. A festa começa a partir das 16h e se estende até 23h59, com muito samba, marchinhas, boi-bumbá, e os hits que são sucesso no carnaval 2024.
Além da bateria Explosão do Boulevard, que conta com cem ritmistas liderados por mestre Iron Maciel, a banda levará para a avenida, rainha (Joseane Valle), musa (Tamires Souza), casal de mestre-sala (Werly Junior) e porta-bandeira (Cecília Medeiros), ala coreografada com pelo menos 15 bailarinos, comandados pelo professor de dança e coreógrafo Michel Magalhães, e uma ala das baianas, que representa a origem do samba.
O tema da Banda do Boulevard 2024 é Maneca Supercampeão, uma homenagem ao professor Manoel do Carmo Chave Neto, o Maneca, feita pelos compositores Paulo Onça e Mulher do Samba. No palco quem interpretará os sambas da banda serão Mestre Kabeça e Nilson Santos.
A Banda do Boulevard acontece há 37 anos, na Avenida Álvaro Botelho Maia, ou Boulevard Álvaro Maia, como é conhecida. O evento é gratuito e oferece segurança para os foliões, com a presença de bombeiros, agentes de trânsito, policiamento, equipes de primeiros socorros e 20 banheiros químicos.
Programação
16h – Evandro Junior
17h30 – Bateria Explosão do Boulevard
19h – Keila Regina e Pagode dos Amigos
20h30 – David Assayag e Boilevard – O boi de rua de Manaus
22h – Auzier do Samba Show
Bandas da Bica e Difusora
A Banda da Bica e a Banda da Difusora deram o pontapé inicial das festas carnavalescas no sábado com um repertório que animou milhares de foliões de todas as idades.
A Banda da Bica é uma das mais tradicionais da capital amazonense e é famosa pela abordagem política e irreverente que sempre assume durantes os Carnavais desde a década de 80, quando foi fundada por boêmios frequentadores do Bar do Armando.
Prefeitura apoia eventos
A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), garante apoio à realização de 110 eventos carnavalescos com estrutura de palco, som, iluminação, gradis, entre outros, sendo 50 bandas com estrutura de pequeno porte, outras 50 de porte médio e 10 de estrutura de grande porte.
Na última sexta-feira (2), o diretor-presidente da Manauscult, Reginei Rodrigues, esteve reunido com uma comitiva do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (Crea-AM), incluindo a presidente do conselho, Alzira Miranda. Na ocasião, foram discutidas estratégias de fortalecimento de parcerias visando a operação do Carnaval.
“O Carnaval de rua gera uma mobilização popular de grandes proporções, na cidade inteira. A gestão municipal deve garantir a segurança necessária e qualidade nas estruturas que fornecemos para os eventos carnavalescos a todas as pessoas que estarão presentes”, pontuou Rodrigues.
A presidente do Crea-AM, destacou, na reunião, o compromisso da fiscalização nos serviços de engenharia durante a folia momesca. “Nosso objetivo é prevenir e garantir a integridade da população. Nesse sentido, nosso intuito é assegurar que todos os serviços estão amparados por profissionais da área, providenciando que todas as atividades sejam conduzidas com os mais altos padrões de segurança”, finalizou Miranda.