
Em 2026, dez escolas de samba disputarão no Grupo Especial do Carnaval de Manaus. Cinco se apresentarão na sexta-feira e cinco no sábado. A mudança foi acertada entre as oito escolas que atualmente compõe a elite do carnaval amazonense. Com a alteração, não haverá rebaixamento no Grupo Especial neste ano.
De acordo com documento assinado pelos presidentes das agremiações, no próximo ano disputarão o título no grupo especial as oito escolas que já estão no Grupo Especial e mais a campeã e a segunda colocada do Grupo de Acesso A.
Neste caso, a escola Presidente Vargas, campeã do Grupo A, e a Acadêmicos da Cidade Alta, que ficou em segundo lugar.
Para viabilizar a mudança nas apresentações do Grupo Especial no próximo ano, o documento prevê que não haverá o rebaixamento neste ano. Os presidentes entendem que a alteração é necessária para aperfeiçoar o desfile diante do “crescimento e melhoria” das agremiações dos grupos de acesso.
“Diante da condição iminente de crescimento e melhoria dos desfiles das Escolas de Samba e, em respeito ao público, e melhoria do espetáculo, e a todos que prestigiam e apoiam o Carnaval de Manaus, neste ano de 2025, fica suspenso o descenso das Escolas de Samba do Grupo Especial”, diz o documento.