Portal Você Online

CMM estuda criação de fundo de proteção para desastres naturais


Fundo permitirá ampliar capacidade de resposta do município sem dependência exclusiva de recursos do Estado ou da União

O vereador Mitoso (MDB) defendeu, nesta segunda-feira (25), durante Sessão Plenária na Câmara Municipal de Manaus (CMM), a criação de um Fundo Municipal para Proteção e Defesa Civil em Manaus. Ele considera a necessidade de recursos específicos para responder às calamidades provocadas por eventos naturais e a prevenção de desastres.

Segundo o parlamentar, cidades como Florianópolis, Curitiba, Embu, Ribeirão Preto, Palmas, Campinas, Angra dos Reis, Porto Alegre e Manacapuru já criaram fundos voltados para a questão.

“A previsão de criação de um fundo de proteção e defesa civil, inserida na nossa Constituição Municipal, serve de base para que o Executivo Municipal regulamente em lei a criação”, explicou Mitoso.

Advertisement

Fundo

Através da emenda do vereador, aprovada pelo Casa em novembro de 2023, o fundo permitirá ampliar a capacidade de resposta do município sem que haja a dependência exclusiva de recursos do Estado ou da União.

A constituição do fundo poderá ser feita por meio de recursos orçamentários próprios, além de doações de pessoas físicas e jurídicas, emendas parlamentares, contribuições ou transferência resultantes de convênios ou acordos com entidades públicas ou privadas, nacionais e internacionais.

Advertisement

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *