Portal Você Online

Com participação na Eletrolar Show, Suframa atrai investimentos para ZFM

Marcada por bons resultados, a quarta participação consecutiva da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) na Eletrolar Show foi encerrada nesta quinta-feira (25), em São Paulo. A Autarquia esteve ativamente nos quatro dias dias de evento com um estande próprio montado na “Rua I” do Distrito Anhembi, acompanhou a cerimônia de abertura integrando a comitiva oficial que visitou as instalações de alguns dos principais empreendimentos em exposição, prestou atendimento, interagiu com outros expositores, compareceu em palestras e cumpriu uma agenda paralela de suma importância, ao conhecer a instalação e pojetos desenvolvidos pela Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein (SBIBHAE).

A participação da Suframa na Eletrolar Show 2026 foi organizada pela Coordenação de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais (Cogin/Suframa) e chefiada pelo superindente Leopoldo Mongenegro, com o objetivo de promover a Zona Franca de Manaus, captar novos investimentos, gerar emprego e renda na Amazônia e fortalecer o desenvolvimento econômico regional.

Este ano, a comitiva da Autarquia voltou a conversar com potenciais investidores e empresas que possuem processo produtivo no Polo Industrial de Manaus (PIM), com a finalidade de conhecer o que há de mais moderno na indústria de eletroeletrônicos e também de mobiliária elétrica.


Conforme números preliminares, a Suframa contabilizou aproximadamente 120 abordagens e atendimentos como prospecções bem promissoras, com alto interesse no modelo Zona Franca de Manaus, feitas com empresas do setor de motocicletas, bicicletas e patinetes elétricos, como a Joog Brasil, e de periféricos de informática, como a Masterdrive.

Com mais de 5 mil marcas, a feira contou com cerca de 40 mil visitantes representantes de 30 países e mais ou menos 100 palestras, com o conteúdo voltado para varejo, tecnologia, consumo, marketplaces e inteligência de dados.

A expectativa dos organizadores é que o volume final de negócios fechados supere os mais de R$ 2 bilhões registrados em 2025.

A presença importante da Suframa em mais uma edição do evento foi ressaltada por personalidades como o próprio CEO da feira, Carlos Clur.

“Somos uma feira mutisetorial com mais de mil empresas e acho que temos muito para contribuir com a Zona Franca de Manaus. Ao pensar em desenvolver negócios para criar mais fábricas, que são potências no Brasil, é importante ressaltar a participação da Suframa aqui”, afirmou o presidente do Grupo Eletrolar.

Comitiva


Acompanharam o superintendente e adjuntos da Suframa no trabalho de atração de negócios realizado pela Autarquia na Eletrolar Show 2026 os seguintes servidores: Camilla Abitbol (analista técnica), Camilla Medeiros (assessora técnica); Melquiades Campos Neto (engenheiro eletricista); Wariton Souza (engenheiro eletricista); e Isaac Júnior (coordenador de Comunicação e Assuntos Institucionais).

Mais sobre a feira


Criada no início dos anos 2000 pelo Grupo Eletrolar, que também publica a revista e o portal Eletrolar News, como um evento focado na integração entre indústria e varejo de eletroeletrônicos, a feira na capital paulista tem o objetivo de aproximar fabricantes, importadores, distribuidores e varejistas.

A Eletrolar Show é tida como a maior feira B2B (negócio para negócio) de eletroeletrônicos, eletrodomésticos, tecnologia e bens duráveis da América Latina. Em 2025, o empreendimento retornou ao Distrito Anhembi para ocupar uma área de mais ou menos 100 mil m², local onde teve suas primeiras edições, com a proposta de transformar em um ecossistema multissetorial com eventos paralelos de mobilidade, decoração, iluminação e fornecedores globais. São mais de 20 anos de história.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *