Portal Você Online

Covid: 471 mil já podem tomar quarta dose em Manaus

Mais 400 mil manauaras já receberam a dose de reforço do imunizante

A Prefeitura de Manaus superou a marca de 400 mil pessoas vacinadas com a quarta dose contra a Covid-19, nesta segunda-feira (5). A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), responsável pelas ações da campanha de imunização, destaca que a dose de reforço é fundamental para restabelecer o nível de anticorpos e garantir a proteção contra as formas graves da doença.

Por outro lado, mais 471 mil pessoas da cidade já estão dentro do prazo para a quarta dose. Nesta semana, mais de 70 salas de vacinação foram espalhadas em Manaus oferecedo o imunizante. Algumas inclusive funcionando aos sábados.

A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, conta que o município disponibiliza a quarta dose, também chamada de segunda dose de reforço, há quase um ano, a partir da recomendação do Ministério da Saúde.

Advertisement

O Vacinômetro municipal (vacinometro.manaus.am.gov.br) aponta que, até as 11h desta segunda-feira, foram aplicadas 400.169 quartas doses na capital.

“Começamos a aplicar esse segundo reforço em imunossuprimidos, no dia 3 de janeiro deste ano, e desde então vamos ampliando gradativamente o público contemplado. É importante que as pessoas busquem a sala de vacina mais próxima, essa medida poderá prevenir que nossa cidade sofra novamente com aumento de casos”, afirma.

Shádia explica que, atualmente, a quarta dose está liberada para todos os usuários a partir de 18 anos de idade, e adolescentes de 12 a 17 anos com alto grau de imunossupressão.

O intervalo para ambos os públicos é de quatro meses ou mais, depois da terceira dose.

A lista com os endereços, horários e vacinas disponíveis pode ser acessada no site da Semsa (semsa.manaus.am.gov.br), ou direto no link bit.ly/localvacinacovid19. Detalhes também podem ser obtidos nas redes sociais oficiais da secretaria: @semsamanaus no Instagram e Semsa Manaus no Facebook.

Advertisement

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *