Covid:AM chega a 8 milhões de doses de vacinas aplicadas

O Amazonas alcançou a marca de 8 milhões de doses de vacina aplicadas contra a Covid-19 com cobertura de 70,8% do esquema vacinal primário (1ª e 2ª dose ou dose única) na população contemplada com a vacinação, que é de 3 anos ou mais.

O Vacinômetro no estado está disponível no site da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP).

Desde o início da vacinação contra o novo coronavírus (SARS-CoV-2), em janeiro de 2021, o governo estadual, por meio da Sescretaria de Saúde (SES-AM) e FVS-RCP, tem realizado ações para que fosse possível atender as campanhas de vacinação, que são de responsabilidade das prefeituras.

Dezenas de edições de mutirões Vacina Amazonas foram realizados no estado, para fortalecer a imunização da população amazonense a partir de parceria entre Governo do Estado e prefeituras municipais.

“Realizamos, em parceria com outras secretarias do Estado, 23 mutirões de vacinação com quase 1 milhão de doses aplicadas que levaram em consideração a particularidade de cada região para que a imunização chegasse até comunidades ribeirinhas mais distantes. Na capital, em todas as edições, a população acolheu o nosso chamado e compareceu em peso”, destacou o secretário de Saúde, Anoar Samad.

Apesar de o Amazonas ter chegado aos 70% de cobertura do esquema vacinal primário contra a Covid-19, a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destaca que é preciso que sejam fortalecidas, ainda mais, as campanhas de imunização contra o vírus para que seja aumentada também a cobertura vacinal das demais fases do esquema vacinal contra a doença.

Foram aplicadas 1,4 milhão de doses de reforço (também conhecida como 3ª dose). Essa 1ª dose de reforço está disponível para a população com 12 anos ou mais e contempla 3.237.161 pessoas no Amazonas. “É uma quantidade grande de doses aplicadas, mas significa dizer que são mais de 980 mil pessoas que estão com a aplicação desta dose atrasada. Sempre fazemos esse chamamento, sensibilizando sobre a importância da população se vacinar”, ressalta Tatyana.

No ranking dos municípios do Amazonas com maior cobertura vacinal de esquema vacinal primário contra Covid-19, considerando a população contemplada de 3 anos ou mais, estão: Japurá (100%), Ipixuna (100%), Fonte Boa (100%), Silves (100%) e Manaus (78,3%).

Ampliação da oferta

Ao longo da oferta da vacinação contra a Covid-19, foram sendo ofertadas doses de reforço, que passaram a ser aplicadas, individualmente, em que já possuía o esquema básico primário. As doses a mais passaram a ser ofertadas no Amazonas por determinação do Ministério da Saúde e visam ampliar a imunidade contra o novo coronavírus.

Em setembro de 2021, a 1ª dose de reforço (também conhecida como 3ª dose) passou a ser ofertada para a população com 70 anos ou mais e para idosos institucionalizados (independente da faixa etária). Em seguida, ainda em setembro, a vacinação contemplou pessoas com doenças imunossupressão, como as autoimunes; e trabalhadores da saúde.

Em outubro de 2021, a 1ª dose de reforço passou a ser ofertada para profissionais de saúde de 45 anos ou mais. Em novembro, foi a vez de quem tem 18 anos ou mais. Em maio de 2022, a aplicação da 1ª dose de reforço passou a ser ofertada para adolescentes de 12 a 17 anos.

Em março de 2022, a 2ª dose de reforço (também conhecida como 4ª dose) passou a ser ofertada para a população de 70 anos ou mais. Em maio de 2022, a vacinação de 2ª dose de reforço passou a contemplar quem tem 50 anos ou mais e profissionais de saúde. Já em 20 de junho de 2022, a vacinação passou a contemplar a população de 40 anos ou mais e, em 29 de junho, a 1ª dose de reforço passou a atender o público vigente que é de 18 anos ou mais.

Durante a realização das campanhas de vacinação contra Covid-19, cuja operacionalização é de responsabilidade das prefeituras municipais, cada secretaria municipal de saúde passou a ampliar a faixa etária contemplada na oferta de dose contra o novo coronavírus de acordo com o estoque e demanda pela vacina nos municípios.

Estratégia

Entre as estratégias da coordenação estadual do Programa Nacional de Imunização (PNI), na FVS-RCP, está o monitoramento das coberturas vacinais de todos os 62 municípios do estado. O Governo do Estado, por meio da SES-AM e FVS-RCP, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa/Manaus), realizou mais de 25 ações em prol da vacinação contra a Covid-19 em todo o Estado.

As ações incluíram mutirões, mega vacinações e carreta da saúde, de junho de 2021 a janeiro de 2022. Entre os municípios contemplados estão: Beruri, Caapiranga, Careiro Castanho, Careiro da Várzea, Itacoatiara, Iranduba, Itapiranga, Manaus, Manacapuru, Manaquiri, Novo Airão, Parintins, Rio Preto da Eva, São Sebastião do Uatumã e Urucará.

Distribuição de doses

As doses de vacina contra a Covid-19 são enviadas pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde. No Amazonas, as doses são encaminhadas à rede de frio para armazenamento na FVS-RCP, em Manaus.

Já foram recebidas 9,9 mil doses de vacina contra a Covid-19 desde o início da oferta da vacinação. Dessas, foram 9,2 mil distribuídas aos

62 municípios. As demais 700 mil doses estão sendo distribuídas mediante agendamento realizado pelas secretarias municipais de saúde junto ao PNI no Amazonas.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *