Portal Você Online

Cuidados necessários ao alugar um imóvel mobiliado em Manaus

*Walter de Niz

Há uma infinidade de tamanhos e tipos de casas para alugar em Manaus presentes no mercado. Em outras palavras, não há uma única configuração de espaço, mas sim várias, capazes de atender diferentes perfis de locatário, como casas, apartamentos, kitnets, estúdios e assim por diante. Entre essas modalidades existentes, há uma bastante diferenciada: a do imóvel mobiliado.

Os imóveis mobiliados, como o seu próprio nome diz, são modelos habitacionais que já possuem todo os móveis necessários e desejados ou ao menos uma parte deles. Isso pode incluir eventualmente, além de armários e camas, eletrodomésticos, por exemplo. Pode ser bastante prático para o locatário, que poderá gastar menos com o processo de mudança e nem precisa comprar móveis.

Todavia, essa categoria tão distinta de locação demanda uma atenção e cuidado para lá de especiais. Está querendo alugar uma casa ou apartamento que seja mobiliário? Então continue lendo este artigo.

1.Faça mais de uma visita ao imóvel desejado

Antes que você possa fechar um contrato de aluguel do imóvel desejado, recomenda-se fortemente que se faça mais de uma visita ao local. Quando você visita o imóvel apenas uma vez, você pode acabar se deixando levar pela emoção e agir no impulso e assim não prestar a devida atenção em alguns detalhes que podem lhe trazer dor de cabeça posteriormente.

Averigue os móveis, eletrodomésticos e utensílios que estão no imóvel e reflita se eles de fato vão tornar a sua vida mais fácil e se realmente representarão uma economia assim tão grande quanto a que você tinha estipulado.

Normalmente, imóveis que já vêm mobiliado custam aproximadamente 20% a mais do que um imóvel que está vazio. Por essa razão, é muito importante que o mobiliário presente no local seja efetiva útil para o seu dia a dia.

É igualmente imprescindível que seja verificado se os móveis possuem algum dano e se funcionam perfeitamente. Caso contrário, pode ser necessário que você se veja forçado a trocá-los, o que representa um gasto a mais. Um imóvel mobiliado deve servir para tornar a sua vida mais fácil e não para dificultá-la.

2.Preste muita atenção na documentação de vistoria

A vistoria do imóvel é um tipo de documento à parte do contrato de locação, o que demanda uma atenção toda especial. Nesse contexto, contudo, ele é particularmente ainda mais relevante, uma vez que ele registra e traz a confirmação sobre o estado de conservação de cada um dos itens presentes no imóvel em questão.

O mais indicado é que a vistoria seja realizada por profissionais especializados no assunto. Mas é bem provável que o proprietário arranje essa lista da vistoria por conta própria. Posteriormente, o locatário receberá a documentação de vistoria para sua conferência do que foi descrito.

É simplesmente essencial que tudo seja averiguado do modo mais detalhado possível, uma vez que qualquer coisa que tenha sido esquecida pode resultar em enormes prejuízos posteriormente.

Observe apuradamente as condições dos móveis desse local e faça o devido teste dos eletrodomésticos presentes. Lembre-se até mesmo de conferir itens supostamente menores e menos relevantes, como vasos e coisas do gênero.

Apenas uma avaliação cuidadosa e minuciosa te permitirá evitar ao máximo que você seja obrigado a bancar consertos que não são da sua alçada.

3.Lembre-se de tirar fotos de todos os objetos inclusos na locação

A fim de que a vistoria seja a mais séria e acurada possível e imaginável, busque fazer o registro fotográfico de todos os objetos que estão contidos no interior do imóvel. Essas fotos funcionarão como provas das condições reais do imóvel e evidenciam muito mais do que apenas a mera descrição com palavras.

As fotos são particularmente úteis e importantes caso você vá contestar a vistoria realizada pelo proprietário. Se ele não se lembrou de fazer a vistoria de uma porta quebrada, por exemplo, é com o auxílio das fotos que você terá plenas condições de provar e força-lo a incluir esse defeito na documentação de vistoria.

Procure colocar essas fotos em anexo ao documento da vistoria, para ter mais tranquilidade na hora de entregar as chaves do imóvel, evitando o quanto puder ser responsabilizado por eventuais defeitos e danos que já existiam antes de você ter feito o aluguel em Manaus do espaço.

É válido dizer que também vale a pena tirar fotos de outros problemas que o imóvel apresenta, como infiltrações, rachaduras, enfim, qualquer falha no imóvel em si.

4.Dialogue e negocie sobre os consertos necessários

É de total responsabilidade do dono do imóvel bancar os reparos e consertos que resultem em uma redução na habitabilidade do espaço. Eles correspondem a problemas que prejudicam a segurança dos moradores e atrapalham consideravelmente o dia a dia, problemas na parte elétrica, vazamentos, entre vários outros.

Mesmo assim, caso note a existência de algumas falhas que não foram percebidas anteriormente, porém que você desejaria arrumar, procure dialogar com o dono do imóvel. Pode ser que o locador e o locatário aceitem dividir os potenciais gastos, a depender da modalidade de conserto desejada.

Outra possibilidade, que é a mais comum, é o locatário arcar com os custos destes reparos, mas descontar do valor do aluguel mensal. Seja firme e decidido e persuada o proprietário a respeito das necessidades de reparo o mais rápido possível. Isso evitará prejuízos e dores de cabeça.

5.Tenha mais cautela em sua rotina

Uma das exigências e posturas mais importantes por parte de quem vai alugar um imóvel mobiliado é a de ter ainda mais cautela no seu trato cotidiano. Recorde-se que você está desfrutando de uma série de itens de que são pessoais do proprietário.

Assim sendo, quando você é uma pessoa cuidadosa e que sabe zelar pelo bom uso das coisas, isso reduzirá ao extremo a necessidade de trocar os objetos por outros novos.

Agora você está consciente de todos os cuidados requeridos na hora de alugar um imóvel que já esteja mobiliado. Curta e compartilhe esse post em todas as suas redes sociais!

*Walter de Niz é Consultor de Vendas no Portal Chaves na Mão

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *