De 15 cidades em emergência no país, Amazonas tem 7

A Defesa Civil Nacional reconheceu a situação de emergência em 15 cidades do país. A maioria delas está no Amazonas. A portaria que estabelece a situação foi publicada na edição desta segunda-feira (4) do Diário Oficial da União.

A situação de emergência nos municípios do estado foi reconhecida em virtude das inundações provocadas pela cheia dos rios. São sete nessa condição: Anamã, Autazes, Benjamin Constant, Jutaí, Parintins, Tefé e Urucurituba.

Além do Amazonas, possuem cidades em situação de emergência os estados de Alagoas, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Santa Catarina, atingidos por desastres naturais.

Em Santa Catarina, Braço do Norte foi atingida por enxurradas, enquanto Braço do Trombudo registrou deslizamentos. Já Iomerê teve episódios de chuvas intensas, assim como Teotônio Vilela, em Alagoas, e Quipapá, em Pernambuco.

Outras três localidades do país enfrentam estiagem: Canudos e Curuçá, ambas na Bahia, e Caicó, no Rio Grande do Norte.

Recursos federais

Após a concessão do status de situação de emergência pela Defesa Civil Nacional, os municípios atingidos por desastres estão aptos a solicitar recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional para atendimento à população afetada. As ações envolvem restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de equipamentos de infraestrutura danificados.

A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a especificação do montante a ser liberado.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *