Portal Você Online

Emenda de deputado cria “Espaço Anjo Azul” em Parintins

Comprometido com a defesa dos direitos de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e apoiador as atividades promovidas pelo Instituto Autismo de Parintins Isadora Tupinambá (IAPIN), o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Roberto Cidade (UB), participou em Parintins, ao lado do governador Wilson Lima, da entrega do “Espaço Anjo Azul”, neste sábado (23). 

Construído em anexo à sede do instituto, o espaço foi viabilizado a partir de emenda do deputado presidente, por meio de Termo de Fomento junto à Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) e irá fortalecer a atenção às 678 crianças com TEA que atualmente são atendidas pelo IAPIN. 

“O vereador Babá Tupinambá transformou a dor da perda da sua filha Isadora em luta e em oportunidade para que crianças com TEA, aqui em Parintins, tenham condições de ter a melhor qualidade de vida possível. O Instituto Isadora Tupinambá atende hoje cerca de 700 crianças e muito me alegra ter participação nisso através das emendas que destinamos para viabilizar os serviços oferecidos. As crianças têm sede própria e equipada, veículo próprio e passam a ter também um espaço com piscina e área de recreação, tudo com a participação do nosso mandato parlamentar. É uma grande alegria poder ajudar a melhorar a vida dessas crianças e de suas famílias”, afirmou Cidade.

Advertisement

Desde 2021, Cidade vem destinando recursos para o Instituto Isadora Tupinambá, que foram aplicados na aquisição de um veículo para o transporte das crianças diagnosticadas com espectro de autismo aos centros de acompanhamento das suas atividades; para a construção do muro do anexo do Instituto para fins de criação de espaço lúdico e sensorial para atendimento às crianças; para aquisição de terreno para a construção do anexo do Instituto; na aquisição de materiais e insumos, bem como na aquisição de brinquedos lúdicos para atendimento às crianças autistas.

As emendas também foram destinadas para a construção do “Espaço Anjo Azul”, que servirá como uma área de lazer, em benefício da inclusão das pessoas com TEA e na aquisição de placas de energia solar, a fim de reduzir os custos com despesas do instituto, melhorando assim a infraestrutura dos assistidos. 

“O espaço azul de recreação vai atender as crianças com educação física, especialmente com aulas de natação. Também terá um parquinho para as crianças se divertirem. Se as famílias das crianças autistas quiserem fazer alguma festinha de aniversário, poderão usar o espaço. Será um local destinado à brincadeira, recreação, aniversários, natação e para dias de lazer”, resumiu o vereador Babá, pai da Isadora. 

Cinthia Rodrigues, gestora do IAPIN, agradeceu a iniciativa de Cidade que tornou realidade um projeto almejado por funcionários e famílias de crianças atendidas. “Nós estamos muito felizes porque desde 2021 o deputado Roberto Cidade é um grande parceiro e padrinho da nossa instituição, contribuindo na garantia de políticas públicas para o atendimento das pessoas com autismo. Nossa eterna gratidão, em nome das 678 famílias que nosso instituto acolhe”, disse.

Pacote de entregas

Além da inauguração do “Espaço Anjo Azul”, o presidente da Aleam acompanhou o governador do Amazonas, Wilson Lima, na Ilha Tupinambarana, no lançamento de um pacote de obras que vão melhorar a infraestrutura do município com investimento de R$ 171 milhões.

O pacote inclui o sistema viário da cidade, com obras em 22,9 quilômetros de vias, beneficiando mais de 70 ruas, recuperação de ramais, além de investimentos em saneamento, segurança, cultura, iluminação pública, educação, entre outros.

O governador assinou  também o edital de licitação para as obras de água e esgoto do Programa de Saneamento Integrado – Prosai Parintins, com investimentos estimados em R$ 122 milhões, que irá levar água tratada à população e atender 25% da rede de esgotamento da cidade.

Ainda nesta sexta, foi inaugurado o Laboratório do Centro de Estudos Superiores de Parintins (Cesp/UEA), feita a entrega simbólica do serviço de implantação de LED nas vias públicas de três agrovilas, e anunciadas obras como  a reforma e manutenção preventiva do Centro Cultural de Parintins, o Bumbódromo, a construção da Delegacia da Mulher e do Idoso e reforma da 3ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP).  

Cidade participou também da entrega de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) aos bois Caprichoso e Garantido, da assinatura do termo de doação de copos temáticos de água tratada para as torcidas e da festa de lançamento do 57º Festival de Parintins, no Centro Cultural de Parintins (Bumbódromo).

Advertisement

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *