Portal Você Online

Emprego: Manaus é a segunda cidade brasileira em ocupação com 5.794 novas vagas

A Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), apresentou ontem (23) no Ministério do Trabalho, em Brasília (DF), os números de Manaus na intermediação direta na inserção de 5.794 pessoas no mercado de trabalho no ano passado, que coloca a capital amazonense em segundo lugar no ranking nacional atrás somente de São Paulo com 7.928 profissionais.

No ano anterior, Manaus ocupou a primeira colocação entre as cidades, intermediando a ocupação de 3.615 vagas.

O balanço foi apresentado pelo secretário de Trabalho, Radyr Junior destacando o registro da queda significativas na taxa de desemprego, refletindo uma tendência em todo o estado do Amazonas com o incentivo ao empreendedorismo na cidade.

Advertisement

“Manaus está mudando seu paradigma, saindo de uma cidade com índices ruins de empregabilidade e se tornando uma cidade com uma cultura empreendedora”, afirma o secretário.

Durante a reunião no Ministério, ele explicou que para manter esses resultados, é necessário criar mecanismos de fomento que compreendam a realidade empreendedora da cidade e fortalecer a rede do Sistema Nacional de Emprego (Sine).

A Prefeitura de Manaus investiu cerca de R$ 30 milhões do Fundo Municipal do Trabalho para melhorar a melhoria e construção de novos espaços físicos, além do desenvolvimento de mecanismos de qualificação e aproximação entre candidatos e empregadores, por meio da Semtepi.

Com os resultados alcançados pela cidade, o governo Federal disponibilizou um aporte de R$ 400 mil para o município, destinados às ações do Sine.

“O governo Federal, por meio do Ministério do Trabalho, já destinou para Manaus dez vezes mais recursos do que no ano passado para o Sine, porque acreditamos na importância desse serviço como porta de entrada para a retomada da vida do trabalhador”, afirma Magno Lavigne, secretário de Qualificação e Fomento à Geração de Emprego e Renda do Ministério do Trabalho.

Entre os investimentos, destaque para a reforma do Distrito de Micro Indústrias de Manaus (Dimicro), que proporcionará o desenvolvimento de microempresas, com a construção de 29 galpões e a criação de novos postos de trabalho.

O município também está investindo na criação da Central do Empreendedor, que fornecerá apoio e orientação centralizados aos empreendedores locais, abrangendo questões como registro de empresas, obtenção de licenças e informações sobre incentivos fiscais.

“Parabéns Manaus, que manteve o Sine funcionando mesmo em períodos em que os recursos federais eram limitados. Agora, vamos juntos construir novas oportunidades para os trabalhadores manauaras”, parabenizou Lavigne.

Advertisement

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *