Portal Você Online

Empresa estimula população a registrar perdas de água

A Águas de Manaus tem incentivado a população a registrar perdas de água tratada na capital e outras ocorrências que podem caracterizar desperdício. Vazamentos internos, ligações inadequadas e até o mau uso da água podem aumentar o valor pago pelo usuário na fatura do mês.

Para evitar qualquer custo indesejado no fim do mês, a empresa incentiva o cliente a entrar em contato com a concessionária, através dos Canais de Atendimento, para obter orientações sempre que perceber alguma alteração.

A coordenadora de Responsabilidade Social da Águas de Manaus, Geaneide Vilhena, ressalta a importância de informar a concessionária sobre as ocorrências, inclusive os vazamentos nas ruas. “É importante identificar um vazamento como perda de água. Se uma casa tem um vazamento, o hidrômetro vai calcular o que está sendo utilizado sem distinguir o consumo real da perda”, afirmou.

Segundo ela, boa parte das demandas chega ao conhecimento da Águas de Manaus por meio do programa “Afluentes”, onde lideranças comunitárias de todas as zonas da cidade tem um canal direto com as equipes da concessionária via Whatsapp. A proximidade estabelecida pelo “Afluentes” faz com que as ocorrências sejam resolvidas em tempo hábil. “Por isso, precisamos incentivar as pessoas a ligarem para o Call Center da empresa ou contatarem os líderes comunitários dos seus bairros. As lideranças possuem contato direto com a empresa para a resolução dessas demandas coletivas”, destacou.

Consertos

Outro ponto destacado é o conserto de vazamentos internos, sejam estes visíveis ou não. “É necessário identificar e consertar imediatamente, isso vai influenciar diretamente o valor da conta”, disse Geaneide.

Vale destacar que caso desconfie de algum vazamento em sua residência, o consumidor pode solicitar uma vistoria gratuita da Águas de Manaus, através dos nossos canais de atendimento. Ao identificar alguma anomalia dentro do imóvel, as equipes da concessionária também orientam o cliente sobre o que pode ser feito para resolver o problema.

Canais de atendimento

A Águas de Manaus disponibiliza canais de atendimento 24h por dia, através do SAC 0800 092 0195 e do site www.aguasdemanaus.com.br. O cliente ainda pode registrar suas demandas nos pontos físicos dos PAC´s e na loja da rua Leonardo Malcher, 1237, Centro (de segunda a sexta, das 7h às 17h).

Dicas para economizar no inverno

Entre as dicas para economizar durante o inverno amazônico pode-se destacar, também, a captação de água da chuva em depósitos com tampa, para evitar proliferação de mosquitos, inclusive.

“Essa água pode ser reaproveitada na lavagem de pátios e calçadas, casa do cachorro, lavar carros, entre outras. Isso ajuda na economia de água”, concluiu coordenadora de Responsabilidade Social Geaneide Vilhena.

Outra medida é a instalação e uso correto da caixa d`água. Isto é, todos os pontos de consumo do imóvel, precisam estar ligados à caixa d’água. Lembrando também que ela precisa ser limpa a cada seis meses para evitar sujeira ou contaminação da água, informa a concessionária.

Parceria com as lideranças de bairros

Outros parceiros da Águas de Manaus são as lideranças comunitárias que identificam situações de vazamentos e falta de água nos bairros e comunidades e passam as demandas para as equipes da concessionária. Um deles é o líder do bairro Jorge Teixeira, 1ª Etapa, Edvan Alves. Atuando desde 2013 como líder do bairro, ele conta que adota uma rotina diária de ouvir as demandas dos comunitários para repassar à empresa.

“Hoje em dia já melhorou muito a questão do tempo de resposta da empresa depois que encaminhamos as demandas. Antigamente, tínhamos muitas reclamações de falta de água, mas atualmente nosso foco maior é na resolução justamente dos vazamentos. A empresa atua de forma rápida para conter esses desperdícios. Temos um contato direto com as equipes através do programa Afluentes e melhorou bastante a nossa vida”, afirmou.

Ele conta que sempre incentiva os moradores a encaminharem as situações irregulares para que elas sejam passadas para a concessionária: “Agora com o uso do WhatsApp, os moradores passam demandas diariamente para serem resolvidas”.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *