Portal Você Online

Clima: enviado para dos EUA viaja ao Brasil e Panamá

O enviado especial da Presidência para o Clima dos Estados Unidos, John Kerry, viaja para Brasília neste domingo (26) a 28 de fevereiro, Cidade do Panamá, Panamá, de 1 a 3 de março, e Houston, Texas, de 6 a 7 de março.

No Brasil, ele vai dar continuidade ao Grupo de Trabalho de Mudanças Climáticas Brasil-EUA, que os presidentes Biden e Lula relançaram durante a reunião de 10 de fevereiro. Kerry vai se reunir com funcionários do alto escalão do governo brasileiro, representantes do Congresso e líderes da sociedade civil.

Eles vão discutir oportunidades para o Brasil e os EUA colaborarem no combate à crise climática, coibindo e revertendo o desmatamento, avançando na transição para a energia limpa e construindo uma bioeconomia forte.

Advertisement

No Panamá, Kerry vai liderar a delegação norte-americana na Conferência Our Ocean de 2023, organizada pela República do Panamá.

Em Houston, ele vai participar da Cambridge Energy Research Associates (CERA) Week 2023 e vai se reunir com autoridades do governo e do setor privado para discutir a aceleração da transição energética.

Agenda no Brasil

O representante do governo americano tem encontros importantes com integrantes do Executivo e Legislativo brasileiro. Uma das reuniões deve ser com o próprio Alckmin na segunda-feira.

Kerry também vai se reunir com as ministras do Meio Ambiente, Marina Silva, e dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, com o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloízio Mercadante, além de o presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco.  A previsão é que o assessor especial deixe Brasília na terça-feira (28).

As discussões vão abordar oportunidades para Brasil e os Estados Unidos traçarem um plano colaborativo para combater a crise climática, conforme informações da embaixada americana. Os dois países pretendem fortalecer mecanismos de combate ao desmatamento e avançar na transição para energia limpa, além de construir uma bioeconomia forte.

Advertisement

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *