Portal Você Online

Festival Folclórico do Amazonas abre com atração nacional nesta sexta-feira

A banda nordestina Canários do Reino carrega uma história de mais de 52 anos, coroada por um repertório de peso da velha escola do forró e suas vertentes. A atração nacional irá comandar o arrasta-pé na sexta-feira (12), abrindo o 66º Festival Folclórico do Amazonas – Categoria Ouro, no Centro Cultural dos Povos da Amazônia (CCPA), Distrito Industrial.

A abertura inicia às 20h, com a apresentação dos grupos folclóricos campeões das categorias Prata e Bronze. Em seguida, sobe ao palco a atração nacional Canários do Reino. A entrada é gratuita.

A banda cearense aposta nas canções dos grandes mestres da música nacional. “A nossa banda sempre exalta as músicas nordestinas e um compositor que não pode faltar nos nossos shows é Luiz Gonzaga. A banda Canários do Reino anima o público com repertório de qualidade, sempre com muito carisma”, revela Sobrinho Alves, que divide os vocais com Katiane Araújo.

Advertisement

Os arranjos de sanfona e zabumba comandam o show da Canários do Reino, resgatando a tradição dos ritmos nordestinos e canções que uma boa festa de São João exige como, “Pra Tirar Coco”, “Quero Chá”, “Pagode Russo” e “Casamento na Fogueira”.

Sobrinho revela ainda que a apresentação da banda em Manaus é inédita, motivo que torna o momento ainda mais especial por abrir a etapa ouro do Festival Folclórico do Amazonas de 2024. Após a capital amazonense, a turnê segue para os estados do Piauí, Bahia e Ceará.

Tradição folclórica

Promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, o 66º Festival Folclórico do Amazonas – Categoria Ouro, inicia na sexta-feira (12/07), às 20h, no Centro Cultural dos Povos da Amazônia (CCPA). A abertura contará com a apresentação dos grupos folclóricos campeões deste ano, nas categorias Prata e Bronze: Afobados na Roça, Olinda na Roça, Junina Cabocla, Nhô Chico Junino, Fogueira Ardente e Caipira na Roça da Betânia. A noite encerra com o show da Canários do Reino.

O festival segue de 13 a 24 de julho, na arena do Centro Cultural dos Povos da Amazônia, palco de 66 apresentações, nas modalidades dança regional, nacional, nordestina e internacional, garrote regional, tribo, ciranda, quadrilha cômica, tradicional, de duelo e alternativa. Dias 26 e 27 de julho, no Sambódromo, a disputa será entre os bois-bumbás de Manaus, Clamor de um Povo, Brilhante, Galante de Manaus, Tira Prosa, Corre Campo e Garanhão.

Durante os 12 dias de festival, no CCPA, haverá ainda praça de alimentação, feira de economia criativa, gerando postos de trabalho e incentivando a indústria da cultura. A programação completa do 66º Festival Folclórico do Amazonas – Categoria Ouro, está disponível no Portal da Cultura (cultura.am.gov.br).

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *