Portal Você Online

Governo Federal anuncia construção de maternidades em Manaus e Parintins

Manaus e Parintins (a 363 quilômetros da capital amazonense) terão novas maternidades. As unidades de saúde serão construídas com recursos do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

O Ministério da Saúde anunciou que serão construídas 36 unidades em 21 estados.

A capacidade das maternidades é para atendimento de 26 milhões de mulheres. O ministério estima a realização de 583 mil atendimentos por ano.  As maternidades serão erguidas áreas com maiores índices de mortalidade materna e com necessidade de leitos.

Advertisement

Estrutura 

Mirela Pessatti, arquiteta responsável pelos projetos, explica que serão construídos estabelecimentos de saúde de média e alta complexidade que prestarão assistência à gestante, puérpera e ao recém-nascido. 

As unidades serão divididas em porte 1, com 8.200m² e capacidade para até 100 leitos; e porte 2, com 10.150m² e capacidade para até 150 leitos. 

As maternidades contarão com centro de parto normal intra-hospitalar; ala de suítes de pré-parto, parto e pós-parto; centro cirúrgico e obstétrico; alojamentos conjuntos; quartos de internação de alto risco; unidade de terapia intensiva neonatal; unidade de cuidados intermediários; unidade de canguru, entre outros.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *