Portal Você Online

MEC autoriza cursos de Enfermagem em Itacoatiara e Manacapuru

As Faculdades de Ciências Médicas da Afya em Itacoatiara e Manacapuru, municípios do Amazonas, receberam a aprovação do Ministério da Educação (MEC), com obtenção da nota máxima 5, para a abertura de cursos de Enfermagem. As duas faculdades, únicas instituições a oferecerem Medicina nos dois municípios, aguardam apenas a publicação da portaria do do Ministério da Educação para ampliar a oferta.

A conquista representa um marco significativo para o estado, proporcionando aos estudantes do interior e da região a oportunidade de cursar Enfermagem em instituições de ensino de alta qualidade.

“A nota máxima reflete o trabalho árduo e a dedicação de professores, alunos e colaboradores. É um resultado que consolida ainda mais a importância e a presença da instituição no cenário educacional do Amazonas”, declara a diretora-geral da Afya Manacapuru, Karen Ribeiro.

Advertisement

A infraestrutura moderna e bem equipada, os laboratórios de última geração e o corpo docente qualificado foram elementos essenciais para o excelente desempenho das instituições Afya na avaliação do MEC.

“O projeto pedagógico foi cuidadosamente desenvolvido para atender aos mais altos padrões de excelência acadêmica. Destaco, ainda, o excelente trabalho da equipe administrativa e acadêmica da instituição, que não mediu esforços para entregar esse resultado”, pontua a diretora-geral da Afya Itacoatiara, Helen Oliveira.

Segundo ela, a avaliação do MEC fornece resultados seguros e precisos, que servem de parâmetro e indicação na hora da decisão dos estudantes de onde cursar uma graduação. “Para que um curso seja aprovado é necessário que seja submetido a diversos processos e em todos as faculdades Afya passaram com excelência”, afirmou.

Estrutura – 

As faculdades Afya de Manacapuru e Itacoatiara são equipadas com tecnologias educacionais de ponta. As salas de aula foram projetadas para potencializar metodologias ativas, contando com quadros de vidro em toda a sua extensão e mesas hexagonais que podem ser reconfiguradas. Os laboratórios são amplos e bem equipados, e a biblioteca possui uma estrutura moderna e um extenso acervo.

O Grupo Afya mantém parcerias estratégicas com as secretarias de Saúde dos municípios. Com isso, possibilita o desenvolvimento de atividades práticas dos estudantes nas unidades de saúde locais, colocando-os em contato com casos reais, desde o início da graduação. Além disso, o grupo investe em contrapartidas aos municípios, por meio de convênios que ajudam a melhorar a estrutura da saúde e de atendimento à população.  

Sobre a Afya

A Afya, líder em educação e soluções para a prática médica no Brasil, reúne 32 Instituições de Ensino Superior em todas as regiões do país, 30 delas com cursos de medicina e 16 unidades promovendo pós-graduação e educação continuada em áreas médicas e de saúde. São 3.203 vagas de medicina autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC), com mais de 20 mil alunos formados nos últimos 25 anos.

Pioneira em práticas digitais para aprendizagem contínua e suporte ao exercício da medicina, 1 a cada 3 médicos e estudantes de medicina no país utiliza ao menos uma solução digital do portfólio, como Afya Whitebook, Afya iClinic e Afya Papers.

Primeira empresa de educação médica a abrir capital na Nasdaq em 2019, a Afya recebeu prêmios do jornal Valor Econômico, incluindo “Valor Inovação” (2023) como a mais inovadora do Brasil, e “Valor 1000” (2023) como a melhor empresa de educação. Virgílio Gibbon, CEO da Afya, foi reconhecido como o melhor CEO na área de Educação pelo prêmio “Executivo de Valor” (2023). Em 2024, a empresa passou a integrar o programa “Liderança com ImPacto”, do pacto Global da ONU no Brasil, como porta-voz da ODS 3 – Saúde e Bem-Estar. Mais informações em www.afya.com.br e ir.afya.com.br.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *